Gestão do conhecimento em projetos de extensão universitária direcionados às pessoas com deficiência

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Gestão do conhecimento em projetos de extensão universitária direcionados às pessoas com deficiência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Alves, João Bosco da Mota en
dc.contributor.author Fernandes, Luciano Lazzaris en
dc.date.accessioned 2013-12-05T21:51:18Z
dc.date.available 2013-12-05T21:51:18Z
dc.date.issued 2013-12-05
dc.identifier.other 274243 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106656
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009. en
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os processos de integração, aquisição e disseminação do conhecimento entre os serviços extensionistas da UFSC direcionados às pessoas com deficiência, bem como propor diretrizes para auxiliar esses processos. O caminho metodológico se fundamentou na pesquisa qualitativa exploratória. A população foi constituída por coordenadores de extensão e diretores do departamento ligados à extensão da UFSC. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. Para analisar as entrevistas foi utilizado o software ATLAS TI. Esta pesquisa evidenciou que os projetos trabalham isoladamente, em guetos; existe a preocupação da equipe gestora na produção e disseminação do conhecimento colaborativo; a extensão ao mesmo tempo em que possibilita vivências concretas de aprendizagem, garante o retorno para a academia das necessidades da comunidade bem como de novos conhecimentos formando, nesse processo, uma espiral do conhecimento; os projetos direcionados às pessoas com deficiência podem ser comparados aos sistemas adaptativos complexos; há interesse de todos os coordenadores em participar de grupos para desenvolver ações e políticas inclusivistas na UFSC. Além dessas evidências, a pesquisa detectou um descaso das instituições públicas de ensino superior quanto ao Decreto 5296 de 02/12/04, no que tange a acessibilidade às páginas iniciais da web. Outra constatação foi para as home page das Pró-Reitorias ligada a extensão dessas instituições, onde não encontrou-se nenhum link para os projetos, nem informações mais detalhadas sobre os mesmos. Concluímos o estudo propondo que seja criado dois instrumentos: um núcleo de estudo e um portal web que possam dar conta de todos os aspectos detectados na pesquisa. en
dc.format.extent 259 f.| il. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Gestão do conhecimento en
dc.subject.classification Deficientes en
dc.subject.classification Extensão universitaria en
dc.subject.classification Projetos en
dc.title Gestão do conhecimento em projetos de extensão universitária direcionados às pessoas com deficiência en
dc.type Tese (Doutorado) en


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