Gestão do conhecimento em projetos de extensão universitária direcionados às pessoas com deficiência
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Alves, João Bosco da Mota |
en |
dc.contributor.author |
Fernandes, Luciano Lazzaris |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T21:51:18Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T21:51:18Z |
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dc.date.issued |
2013-12-05 |
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dc.identifier.other |
274243 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106656 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009. |
en |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os processos de integração, aquisição e disseminação do conhecimento entre os serviços extensionistas da UFSC direcionados às pessoas com deficiência, bem como propor diretrizes para auxiliar esses processos. O caminho metodológico se fundamentou na pesquisa qualitativa exploratória. A população foi constituída por coordenadores de extensão e diretores do departamento ligados à extensão da UFSC. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas. Para analisar as entrevistas foi utilizado o software ATLAS TI. Esta pesquisa evidenciou que os projetos trabalham isoladamente, em guetos; existe a preocupação da equipe gestora na produção e disseminação do conhecimento colaborativo; a extensão ao mesmo tempo em que possibilita vivências concretas de aprendizagem, garante o retorno para a academia das necessidades da comunidade bem como de novos conhecimentos formando, nesse processo, uma espiral do conhecimento; os projetos direcionados às pessoas com deficiência podem ser comparados aos sistemas adaptativos complexos; há interesse de todos os coordenadores em participar de grupos para desenvolver ações e políticas inclusivistas na UFSC. Além dessas evidências, a pesquisa detectou um descaso das instituições públicas de ensino superior quanto ao Decreto 5296 de 02/12/04, no que tange a acessibilidade às páginas iniciais da web. Outra constatação foi para as home page das Pró-Reitorias ligada a extensão dessas instituições, onde não encontrou-se nenhum link para os projetos, nem informações mais detalhadas sobre os mesmos. Concluímos o estudo propondo que seja criado dois instrumentos: um núcleo de estudo e um portal web que possam dar conta de todos os aspectos detectados na pesquisa. |
en |
dc.format.extent |
259 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
en |
dc.subject.classification |
Deficientes |
en |
dc.subject.classification |
Extensão universitaria |
en |
dc.subject.classification |
Projetos |
en |
dc.title |
Gestão do conhecimento em projetos de extensão universitária direcionados às pessoas com deficiência |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
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