Tecnologia como recurso alternativo na reeducação de crianças com distúrbio do défict da atenção (DDA): um estudo de caso

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tecnologia como recurso alternativo na reeducação de crianças com distúrbio do défict da atenção (DDA): um estudo de caso

Mostrar registro completo

Título: Tecnologia como recurso alternativo na reeducação de crianças com distúrbio do défict da atenção (DDA): um estudo de caso
Autor: Lopes, Sandra L. Haerter Armôa
Resumo: As dificuldades na aprendizagem têm sido foco de recentes pesquisas. Uma das causas é o DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). A utilização da tecnologia, em que se destaca o uso do computador, também vem sendo alvo de discussões no processo de aprendizagem. A Psicologia enquanto ciência e profissão e com uma visão ampla da cognição, ou seja o ato de conhecer, integrar, elaborar e exprimir a informação, faz parte desse processo. Procurando discutir as questões acima, este trabalho analisa, em termos de recursos, como o computador pode contribuir para melhorar o setting terapêutico nas sessões de reeducação de crianças com DDA, com a intenção de fortalecer ainda mais o diálogo entre clínica - teoria - pesquisa, o que é de fundamental importância para o crescimento dessa área. Busca o conhecimento da teoria e da ética, através do estudo de caso; apresenta um modelo de trabalho no computador e verifica suas contribuições. Observando que o setting terapêutico não é um atributo inerente do computador, mas uma conseqüência que está vinculada com a forma com que ele é utilizado.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106519
Data: 2013-12-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
186289.pdf 16.38Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar