Novas tecnologias para uma nova prática pedagógica (a formação de professores no curso de Letras do UNIS - Varginha)

DSpace Repository

A- A A+

Novas tecnologias para uma nova prática pedagógica (a formação de professores no curso de Letras do UNIS - Varginha)

Show full item record

Title: Novas tecnologias para uma nova prática pedagógica (a formação de professores no curso de Letras do UNIS - Varginha)
Author: Ferreira, José Manoel Magalhães
Abstract: A Sociedade atual é marcada pela mutabilidade, fenômeno que implica na geração de novas tecnologias e diferentes interpretações do real; é marcada também pela intensa produção e divulgação de conhecimento auxiliados pela informática e pela telecomunicação, possibilitando o aparecimento de uma comunidade educativa e deslocando o centro de produção da sociedade para a unidade de informação. Neste contexto, a educação mune-se de novos paradigmas, como manter o equilíbrio entre a cultura local e universal, propiciar a todos a partilha do seu saber, desenvolver a noção de diversidade e originalidade, fazer recurso a métodos ativos e preocupar-se com a comunicação e a pesquisa. O Computador e a Internet aparecem como ferramentas que possibilitam aos educandos e educadores perseguir estes paradigmas, favorecendo o processo de apreensão do conhecimento. A Licenciatura em Letras do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) que forma professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o Ensino Fundamental e Médio, possui uma excelente estrutura tecnológica e seu projeto pedagógico já se insere nestes novos paradigmas. O presente trabalho investiga o uso do Computador e da Internet neste Curso e propõe uma metodologia diferenciada, a pedagogia de projetos, visando a inserção dessas novas tecnologias na formação dos professores
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106514
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
184703.pdf 5.555Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar