Redação no vestibular: um estudo da coesão textual
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Furlanetto, Maria Marta |
en |
dc.contributor.author |
Junkes, Terezinha Kuhn |
en |
dc.date.accessioned |
2013-12-05T19:58:38Z |
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dc.date.available |
2013-12-05T19:58:38Z |
|
dc.date.issued |
1987 |
en |
dc.identifier.other |
98673 |
en |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106282 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1987. |
en |
dc.description.abstract |
A partir da dificuldade de expressão verbal constatada nas redações de alunos de 2o. grau e dos vestibulandos, a presente dissertação objetiva estudar o assunto. Analisa sobretudo, os aspectos da coesão e da coerência textuais, dando um enfoque teórico, conforme vários autores, como Beugrande e Dressler, Halliday e Hasan, Marcuschi, Schmidt, centralizando a discussão em torno de elementos substitutivos. Numa visão micro e macroestrutural, analisam-se os problemas de remissão: as relações anafóricas e a referência exofórica - dêitica, além de serem trabalhados os elementos não contextualizados. O corpus para estudo prático dessas questões é constituído por 281 redações do vestibular de 1986 da UFSC. Constata-se baixo número de redações fluentes, confirmando tais resultados a problemática do ensino de redação na grande maioria das escolas brasileiras, tanto da rede particular quanto da oficial, problemática agravada ainda mais nos estudantes de nível sócio-econômico menos favorecido e nos que fazem o 2o. grau supletivo. A origem dos problemas enfrentados pelos alunos pode ser detectada no uso inadequado de gramáticas normativas e na organização do conteúdo didático de alguns livros-texto, além das técnicas ineficientes de manuais próprios de redação. Conclui-se que a solução para a problemática só será viável quando houver mudanças de princípios e métodos, em relação ao ensino da redação, principalmente por parte dos autores de livros didáticos e dos professores. |
en |
dc.format.extent |
xii, 135f.| il |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject.classification |
Lingua portuguesa - |
en |
dc.subject.classification |
Composicao e exercicios |
en |
dc.subject.classification |
Coesao (Linguística) |
en |
dc.title |
Redação no vestibular: um estudo da coesão textual |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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