Seguindo as máquinas que nos seguem: considerações sobre a relação entre humanos e não humanos no website twitter

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Seguindo as máquinas que nos seguem: considerações sobre a relação entre humanos e não humanos no website twitter

Mostrar registro completo

Título: Seguindo as máquinas que nos seguem: considerações sobre a relação entre humanos e não humanos no website twitter
Autor: Lapa, Alberto Lung Neto Santana da
Resumo: Este trabalho procura descrever algumas interações ocorridas entre humanos (internautas) e não-humanos (Bots) no Twitter, website de comunicação e interação na internet. O trabalho tem como base a Teoria do Ator-Rede (TAR), de Bruno Latour e procura, partindo de entrevistas realizadas com programadores, analisar a forma em que estes falam da construção de Bots para, assim, traçar a rede de acionamentos decorrente. O trabalho objetiva descrever e discutir as interações e desdobramentos estabelecidos a partir destas entrevistas, na tentativa de identificar algumas modalidades de acionamento de Humanos e Não-humanos no Twitter. Finalmente busca-se discutir a possibilidade de que os limites entre o Humano e Não-humano podem ser permeáveis dando lugar a hibridismos.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105232
Data: 2012-12-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Alberto_Lung_Neto_Santan_Lapa.pdf 965.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar