Antônio Bandeira Trajano e o método intuitivo para o ensino de Arithmetica (1879-1954)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Antônio Bandeira Trajano e o método intuitivo para o ensino de Arithmetica (1879-1954)

Mostrar registro completo

Título: Antônio Bandeira Trajano e o método intuitivo para o ensino de Arithmetica (1879-1954)
Autor: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo a composição metodológica pela qual as Arithmeticas – Progressiva, Elementar Illustrada e Primaria, de Antônio Bandeira Trajano, foram produzidas. Trata-se de uma leitura externa e interna destas obras, a partir da categoria de análise da materialidade, a qual consiste em estudar os elementos físicos e metodológicos que foram utilizados na composição dessas obras, tornando-as objeto material. Nesta direção, tomamos as Arithmeticas como fonte e objeto de investigação para este estudo, tendo o objetivo de analisar a configuração do método intuitivo presente na composição da trilogia Arithmetica. Assim, para a condução dos objetivos, o geral e os específicos, buscamos dialogar com estudiosos que tratam de objetos de pesquisas relacionados ao produto cultural, ao livro didático e ao método intuitivo, tendo em vista o campo da Nova História Cultural, História da Educação e da História da Educação Matemática. Pela análise que realizamos da trilogia Arithmetica, elementos dos postulados ligados ao método de intuir foram constatados. Tal comprovação iniciou-se no desvelar da formação metodológica do autor das obras; passou pelo re-conhecimento que cada uma das obras teve a sua composição metodológica; seguiu pela leitura externa e interna de cada uma das obras; continuou pelas ilustrações vinculadas aos conteúdos e atividades; prosseguiu nas organizações dos exercícios; e terminou na disposição dos assuntos matemáticos presentes no índice. Enfim, por meio de cada ponto analisado, assentamos a presença do método intuitivo na composição da trilogia Arithmetica. Por estas razões, asseveramos que a estruturação e a produção das Aritméticas se deram de modo que alunos e professores brasileiros tivessem pleno contato com a cultura e a maneira estrangeira de ensinar a contar. Essa cultura estrangeira foi ancorada no modo como os missionários norte-americanos, e, por conseguinte, Antônio Trajano utilizou para ensinar a Aritmética no Brasil oitocentista, o método intuitivo. Portanto, concluímos que a trilogia Arithmetica teve a finalidade de modernizar o ensino de Aritmética das escolas públicas e privadas do país, num tempo marcado pelo final do século XIX até meados do século XX.
Descrição: O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Tiradentes - Aracaju/SE, 142f.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105123
Data: 2013


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Antônio Trajano e o método intuitivo .pdf 2.073Mb PDF Visualizar/Abrir Antônio Bandeira Trajano e o método intuitivo para o ensino de Arithmetica (1879-1954)

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar