Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.

DSpace Repository

A- A A+

Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.

Show full item record

Title: Estudantes-trabalhadores no ensino noturno: o trabalho como delimitador de aprendizagem e condutor de trajetórias escolares.
Author: Silva, Fabiano Padilha da
Abstract: O presente artigo procura analisar a relação entre os estudantes-trabalhadores e o ensino noturno no Brasil através de revisão literária e publicações sobre o tema, com foco no estudo de caso dos alunos do 2º ano noturno da E.E.B. Getúlio Vargas, em Florianópolis – S.C. Buscou-se, em paralelo realizar uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário sócio/econômico e de um Grupo Focal versando sobre Trabalho com estes estudantes-trabalhadores. Este trabalho tem, como orientação teórica, o materialismo histórico e dialético de Marx, cotejado por autores que seguem este pensamento. Os alunos do 2º ano noturno da E.E.B. Getúlio Vargas cristalizam a característica mais marcante do estudante que frequenta o período noturno no Brasil: trabalham durante o dia e estudam a noite. Ou seja, vivenciam o trabalho e a escola como duas atividades interligadas, contínuas, tornando-se impossível falar de uma sem mencionar a outra. Diante desta realidade, verificou-se que a atuação no mercado de trabalho interfere na aprendizagem e influi nas trajetórias escolares destes estudantes-trabalhadores. Ao final, alguns apontamentos são feitos no intuito de contribuir para a superação dos problemas identificados.This paper analyzes the relationship between student-workers and night school in Brazil through literature review and publications on the topic, focusing on the case study of students in 2nd year evening BSE Getúlio Vargas, in Florianópolis - SC was sought in parallel conduct qualitative research through a questionnaire socio / economic and a Focus Group on Work dealing with these student-workers. This work has as theoretical orientation, the historical and dialectical materialism of Marx, collated by authors who follow this thought. Students 2nd year nocturnal E.E.B. Getúlio Vargas crystallize the most striking feature of the student who attends the night period in Brazil: work during the day and study at night. Ie, experience work and school as two interconnected activities, continuous, making it impossible to talk about one without mentioning the other. Given this reality, it was found that the performance in the labor market interferes with learning and influences the educational trajectories of these student-workers. Finally, some notes are made in order to help overcome the problems identified.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105034
Date: 2013-10-01


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_FABIANO_ ... _AGUIAR_LUCAS_DE_SOUZA.pdf 616.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar