Florestan e a escola pública

DSpace Repository

A- A A+

Florestan e a escola pública

Show full item record

Title: Florestan e a escola pública
Author: Souza, Lucas de
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar e contextualizar as ideias de Florestan Fernandes sobre a escola pública. Busca entender, pela ótica de um dos principais pensadores sociais brasileiros, a condição da educação como uma proposta de mudança social, no que se refere à emancipação crítica do sujeito e sua potencialidade de ser um agente de mudança histórica da sociedade onde vive. Estas reflexões teóricas serão abordadas à luz da experiência pessoal do autor no estágio docente do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. A metodologia aplicada para desenvolver este artigo parte da análise das ideias de Florestan Fernandes encontradas em alguns de seus livros específicos sobre educação, principalmente na obra Educação e Sociedade no Brasil. Buscando estabelecer relação com a realidade da escola pública. As conclusões empíricas são de que as dificuldades existem: as estruturas físicas da escola, a falta de material didático, o comportamento dos alunos e as condições salariais. A solução que resulta em um longo prazo, é incluir em nossas vidas o conhecimento como fator de mudança social e não apenas para adaptação ao mundo do trabalho.This work aims to analyze and contextualize the ideas of Florestan Fernandes on the public school. Seeks to understand, from the perspective of a major Brazilian social thinkers, the condition of education as a proposal for social change, with regard to the emancipation of the critical subject and its potential to be an agent historical society where he lives. These theoretical considerations will be addressed in the light of the author's personal experience in the teaching internship Degree in Social Sciences. The methodology used to develop this part of the article analyzes the work of Florestan Fernandes, seeking to establish a relationship with the reality of public school. The empirical findings are that the difficulties are many, or almost all, but we should not give up our lives to include knowledge as a factor of social change and not just to acquire a place in the working world.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105033
Date: 2013-10-01


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO_FABIANO_ ... _AGUIAR_LUCAS_DE_SOUZA.pdf 616.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar