O livro didático de sociologia no ensino médio: Uma análise na perspectiva da “colonialidade do saber”

DSpace Repository

A- A A+

O livro didático de sociologia no ensino médio: Uma análise na perspectiva da “colonialidade do saber”

Show full item record

Title: O livro didático de sociologia no ensino médio: Uma análise na perspectiva da “colonialidade do saber”
Author: Lima, Natália de Oliveira
Abstract: A partir do momento em que se tornou obrigatória no ensino médio brasileiro, muito tem sido discutido e pensado sobre a disciplina de Sociologia que vai à escola. Ao pensarmos seu ensino de forma criteriosa surgem, também, questões que vão além de seu debate metodológico, envolvendo os dilemas epistemológicos dessa disciplina. Podemos dizer que os saberes sociológicos escolares são, basicamente, os saberes sociológicos acadêmicos transpostos. Nos saberes acadêmicos por sua vez, percebe-se a tendência à valorização do conhecimento com um lócus de enunciação determinado e que considera como verdadeiro e válido uma forma específica de saber. Ao desconsiderar todas as outras formas de conhecimento, tal mecanismo reproduz uma visão única da história, perpetuada pela “colonialidade do saber”. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo caracterizar tais “colonialidades” do/no ensino de Sociologia, através, sobretudo, da análise de um dos livros escolhidos pelo Plano Nacional para o Livro Didático: “Sociologia para o Ensino Médio” de Nelson Dacio Tomazi (2010).From the moment it became mandatory in the Brazilian school system, much has been discussed and thought about the Sociology disciplines that arrive at high schools. When we carefully think about the teaching of this subject, questions rise beyond the methodological debate, leading to epistemological dilemmas involved. High school sociological knowledge is basically a transposed academic sociological knowledge. It is noticeable that the academic view tends to appreciate the knowledge from a determined enunciation locus, and also that only one specific form of knowledge is considered true and valid. When it disregards all other forms of knowledge, such mechanism reproduces only one version of history, perpetuated by the “coloniality of knowledge”. Thus, the present article has the purpose of characterizing such “colonialities” in and of the Sociology’s teaching, through and above all, the analyzes of the book chosen by the “Plano Nacional do Livro Didático” [the brazilian National Plan for the Didactic Book]: “Sociologia para o Ensino Médio” [Sociology for High School], from Nelson Dacio Tomazi (2010).
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105016
Date: 2013-09-30


Files in this item

Files Size Format View
TCL - formato A5 (versão para cd).pdf 257.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar