Caminhos de um dispositivo: a experiência da mídia no ensino de sociologia

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Caminhos de um dispositivo: a experiência da mídia no ensino de sociologia

Mostrar registro completo

Título: Caminhos de um dispositivo: a experiência da mídia no ensino de sociologia
Autor: Pereira, Gabriela Acerbi
Resumo: O artigo reflete sobre experiência de docência de Sociologia no Ensino Médio, realizada no estágio obrigatório da licenciatura no curso de Ciências Sociais. Após a constatação da presença intensa dos dispositivos de mídia na instituição escolar em diferentes esferas, desde a sociabilidade dos alunos à prática docente, a questões didáticas, metodológicas, de ensino e aprendizagem, uma reflexão é feita em relação ao conceito de dispositivo, a partir de Michel Foucault, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Félix Guattari. As considerações em relação à experiência docente se entrelaçam às análises teóricas do dispositivo midiático, buscando uma compreensão dos significados desse diagrama de poder no campo, considerando os canais de governo, controle, potências de agência e apropriação na escola. Na pesquisa, o fenômeno da dispersão é explorado a partir dos desdobramentos da relação agentes - dispositivos - ensino.The article analyzes the experience of teaching Sociology in High School, on practical stage to the Social Science course. After finding intensive media dispositif in different areas of school, from the sociability of students to teaching practice, didactic, methodological, teaching and learning, a reflection is made about the concept of dispositif, along authors like Michel Foucault, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze and Félix Guattari. The reflections regarding teaching experience intertwine the theoretical analysis of medias´s dispositif, looking for an understanding of the meanings of this power´s diagram, considering the channels of government and control, agent´s power and appropriation in the school. In this research, the phenomenon of dispersion is explored from the unfolding of the relationships among agents, dispositifs and teaching.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105005
Data: 2013-09-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCL - Gabriela.pdf 333.0Kb PDF Visualizar/Abrir pdf/A

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar