Abstract:
|
Este trabalho consiste em uma investigação do quanto não é viável, do ponto de vista econômico, o financiamento de automóveis na sua totalidade ou com pequenos percentuais de entrada. Foram levantadas informações do mercado automobilístico brasileiro do período de 2009 a 2011 através dos anuários da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) para que se verificasse o cenário atual da comercialização de veículos no país Estes dados foram apresentados no capítulo 2.1 (Cenário Nacional do Mercado de Automóveis) a 2.1.15 Considerações finais do mercado de automóveis. No mercado de crédito e financiamento, foram levantadas informações do BACEN (Banco Central) e das principais instituições que operam com financiamento de veículos no Brasil, como o Santander Financiamentos, a BV Financeira, o Banco Itaú, o Banco Bradesco entre outras instituições, para que fosse possível analisar o histórico no volume crédito ofertado por modalidade de financiamento, os índices de inadimplência, as taxas de juros praticadas no mercado de automóveis, entre outras que serviriam de sustentáculo para o trabalho apresentado. Estas informações foram apresentadas nos capítulos 3.1 a 3.2.10. Sobre as desvalorizações dos veículos automotivos, foi utilizada como referência a FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que compreende o capítulo 4 a 4.3.5. Ainda no capítulo 4, no intervalo da subseção 4.4. a 4.4.4., foram apresentadas as simulações de financiamento através de um software criado em Excel, pelo autor, que disponibiliza informações gerais do veículo a ser financiado, as taxas de juros, nominais e de custo efetivo total, o tempo necessário para que o valor da dívida ou saldo devedor se iguale ao valor do bem, a entrada mínima sugerida entre outros indicadores econômicos. Por fim, propomos alternativas ao financiamento, através do consórcio, explicada no capítulo 5, e alternativas à dívida, através da poupança, no capítulo 6. A conclusão, apresentada no capítulo 7, desta análise inferi que muitas das operações de crédito atualmente praticadas para aquisição de veículos são inviáveis do ponto de vista econômico. |