Identificação da competividade da indústria cervejeira: uma aplicação de caso da SaintBier-Forquilhinha-SC
Show full item record
Title:
|
Identificação da competividade da indústria cervejeira: uma aplicação de caso da SaintBier-Forquilhinha-SC |
Author:
|
Passos, Douglas Alves Cajueiro
|
Abstract:
|
O presente trabalho teve como objetivo o estudo de que para a micro cervejaria catarinense Saint Bier competir no mercado cervejeiro nacional, a sua estratégia competitiva foi a diferenciação. Para atingir esse propósito, evidenciou-se uma revisão teórica sobre as formas de competitividade e seus fatores determinantes (baseado no Estudo da Competitividade Brasileira, Ferraz e Coutinho,1994).Além disso, foi analisado o questionário aplicado com o gerente na fábrica da empresa, e feitos cálculos econométicos para agregar a pesquisa uma fundamentação de que a diversificação funcionou como estratégia competitiva, pois a cada dia os consumidores estão mais exigentes e dispostos a aumentar o dispêndio a fim de satisfazer suas necessidades. Nos cálculos econométricos confrontamos dados entre a maior cervejaria nacional e a Saint Bier, realizando duas regressões com o objetivo de mostrar que para a empresa foco deste estudo, a qualidade do produto (mesmo que signifique um preço maior) é fator primordial para competitividade no mercado. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Graduação em Ciências Econômicas. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103845
|
Date:
|
2012 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar