Identificação da competividade da indústria cervejeira: uma aplicação de caso da SaintBier-Forquilhinha-SC

DSpace Repository

A- A A+

Identificação da competividade da indústria cervejeira: uma aplicação de caso da SaintBier-Forquilhinha-SC

Show full item record

Title: Identificação da competividade da indústria cervejeira: uma aplicação de caso da SaintBier-Forquilhinha-SC
Author: Passos, Douglas Alves Cajueiro
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo o estudo de que para a micro cervejaria catarinense Saint Bier competir no mercado cervejeiro nacional, a sua estratégia competitiva foi a diferenciação. Para atingir esse propósito, evidenciou-se uma revisão teórica sobre as formas de competitividade e seus fatores determinantes (baseado no Estudo da Competitividade Brasileira, Ferraz e Coutinho,1994).Além disso, foi analisado o questionário aplicado com o gerente na fábrica da empresa, e feitos cálculos econométicos para agregar a pesquisa uma fundamentação de que a diversificação funcionou como estratégia competitiva, pois a cada dia os consumidores estão mais exigentes e dispostos a aumentar o dispêndio a fim de satisfazer suas necessidades. Nos cálculos econométricos confrontamos dados entre a maior cervejaria nacional e a Saint Bier, realizando duas regressões com o objetivo de mostrar que para a empresa foco deste estudo, a qualidade do produto (mesmo que signifique um preço maior) é fator primordial para competitividade no mercado.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Graduação em Ciências Econômicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103845
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia do Douglas Cajueiro.pdf 1.321Mb PDF View/Open PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar