A visão da Fundação CERTI sobre seu papel na relação Universidade-Empresa para desenvolvimento inovativo

DSpace Repository

A- A A+

A visão da Fundação CERTI sobre seu papel na relação Universidade-Empresa para desenvolvimento inovativo

Show full item record

Title: A visão da Fundação CERTI sobre seu papel na relação Universidade-Empresa para desenvolvimento inovativo
Author: Campos, Michelle Quint
Abstract: Este trabalho tem com objetivo avaliar a relação universidade-empresa a partir de um estudo de caso comparativo sobre a evolução no ultimo triênio dos centros de referencia da Fundação CERTI localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Para tanto, foram realizadas pesquisas em documentos específicos da Fundação CERTI, como relatório de atividades dos últimos anos, e entrevistas junto a colaboradores com grande conhecimento sobre o funcionamento e características dos centros que integram a Fundação CERTI. A referência teórica é apoiada nos debates sobre inovação a partir da visão de Schumpeter e dos Neo-Schumpeterianos, destacando o comportamento inovativo que auxilia a construção de um ambiente competitivo, mediante constante ganho de conhecimento. São debatidos também conceitos básicos como difusão tecnológica, rotina, cumulatividade, aprendizagem, sistema de inovação, com relevante destaque para o arcabouço teórico envolvendo a relação universidade-empresa. A segunda parte do trabalho aborda diretamente a Fundação CERTI, iniciando com um breve histórico, seguida pela apresentação de forma descritiva da evolução dos Centros de Referência da Fundação CERTI nos anos de 2008, 2009 e 2010, assim como suas competências essenciais, desempenho financeiro, quadro de colaboradores, e clientes atendidos. Na terceira parte do trabalho, foi feita a interpretação dos dados colhidos durante a pesquisa aos documentos internos da Fundação CERTI, juntamente com a entrevista realizada com os funcionários. Também realizou-se a devida comparação com as informações de anos anteriores, para apresentar de forma sistemática a evolução dos Centros de Referência, nos mais diversos sentidos (produtividade, serviços, interação, e ampliação da base de conhecimento, tipos de relacionamento) de forma a identificar os tipos de relação Universidade-Empresa, integrantes ao processo de inovação desenvolvido pela Fundação CERTI.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Graduação em Ciências Econômicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103824
Date: 2013-07-24


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia da Michelle Quint.pdf 2.205Mb PDF View/Open PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar