Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Boeira, Sergio Luís |
|
dc.contributor.author |
Rosa, Andre Luís da |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-18T13:00:57Z |
|
dc.date.available |
2013-07-18T13:00:57Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103670 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Administração. |
en |
dc.description.abstract |
Crises econômicas não se limitam aos aspectos financeiros, afetam a vida de muitos cidadãos despertando nestes o questionamento acerca do próprio sistema econômico. Neste sentido Michael Moore procura fazer uma análise do sistema capitalista em seu filme: “Capitalismo: Uma História de Amor” (2009), tendo como âncora a crise americana de 2008. Filmes documentários possuem certa intenção de verossimilhança com o real, informando e despertando seus espectadores para a reflexão acerca do tema. Desta forma, constituem-se como uma forma de representação da realidade social do sujeito que o produz. Este trabalho, de caráter descritivo, busca identificar uma “visão de mundo” do diretor Michael Moore a partir de seu filme, fazendo aporte a teoria das representações sociais de Moscovici. Desta forma, foram levantadas 4 categorias de análise, a saber: capitalismo, crise de 2008, comportamento das organizações (casos de fraudes, escândalos) e Wall Street. Ao final, há indícios uma “visão de mundo” de Moore, que seria perpassada por elementos que fogem as categorizações da pesquisa, estando presentes em todas elas. Como sua a ideia de igualdade e justiça; a face inescrupulosa das organizações e de certos conglomerados como Wall Street. |
en |
dc.format.extent |
67 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Documentário |
en |
dc.subject |
Representação |
en |
dc.subject |
Capitalismo |
en |
dc.subject |
Michael Moore |
en |
dc.title |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar