Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore
Show full item record
Title:
|
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
Author:
|
Rosa, Andre Luís da
|
Abstract:
|
Crises econômicas não se limitam aos aspectos financeiros, afetam a vida de muitos cidadãos despertando nestes o questionamento acerca do próprio sistema econômico. Neste sentido Michael Moore procura fazer uma análise do sistema capitalista em seu filme: “Capitalismo: Uma História de Amor” (2009), tendo como âncora a crise americana de 2008. Filmes documentários possuem certa intenção de verossimilhança com o real, informando e despertando seus espectadores para a reflexão acerca do tema. Desta forma, constituem-se como uma forma de representação da realidade social do sujeito que o produz. Este trabalho, de caráter descritivo, busca identificar uma “visão de mundo” do diretor Michael Moore a partir de seu filme, fazendo aporte a teoria das representações sociais de Moscovici. Desta forma, foram levantadas 4 categorias de análise, a saber: capitalismo, crise de 2008, comportamento das organizações (casos de fraudes, escândalos) e Wall Street. Ao final, há indícios uma “visão de mundo” de Moore, que seria perpassada por elementos que fogem as categorizações da pesquisa, estando presentes em todas elas. Como sua a ideia de igualdade e justiça; a face inescrupulosa das organizações e de certos conglomerados como Wall Street. |
Description:
|
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Administração. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103670
|
Date:
|
2012 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar