Marketing esportivo no futebol: um estudo da estratégias dos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012

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Marketing esportivo no futebol: um estudo da estratégias dos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Rocha, Rudimar Antunes da
dc.contributor.author Aliano, Felipe Dutra
dc.contributor.author Biava, Luisa pt_BR
dc.date.accessioned 2013-07-18T12:49:15Z
dc.date.available 2013-07-18T12:49:15Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103669
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Administração. en
dc.description.abstract Este trabalho visa apresentar uma pesquisa realizada com os times da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012, e teve como objetivo estudar as estratégias de marketing esportivo utilizadas pelos referidos times sob a ótica dos cinco pilares estratégicos selecionados para o estudo, quais sejam, torcedores, clubes coirmãos, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mídias esportivas e investidores/patrocinadores. Nesse sentido, buscou-se observar a importância e a forma como os clubes se relacionam com esses pilares. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de multicasos, cuja coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário enviado para os responsáveis pelo marketing de cada clube e cuja análise teve abordagem quantitativa e qualitativa. Após a análise quantitativa das respostas dos questionários, selecionaram-se pontos considerados relevantes e elaborou-se uma análise comparativa com os clubes de futebol europeu, sendo estes referências em marketing esportivo. Como resultado, constatou-se que os clubes consideram os torcedores como o pilar mais relevante. Sobre as parcerias entre os clubes coirmãos, o que se busca é principalmente a promoção e/ou transferências de atletas e parcerias empresariais. Constatouse também que não há muitas negociações entre a Confederação Brasileira de Futebol - CBF e os clubes. Na parceria com as mídias esportivas, os times buscam aquelas que agregam valor à marca do clube. No relacionamento com os investidores e os patrocinadores, os clubes apontaram que a idoneidade destes é o fator mais importante no processo de escolha. en
dc.format.extent 118 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Marketing esportivo en
dc.subject Estratégias mercadológicas en
dc.subject Futebol en
dc.subject Pilares do marketing esportivo en
dc.title Marketing esportivo no futebol: um estudo da estratégias dos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012 en
dc.type TCCgrad en


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TCC- FELIPE DUTRA ALIANO E LUISA BIAVA.pdf 987Kb PDF View/Open PDF

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