Marketing esportivo no futebol: um estudo da estratégias dos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Rocha, Rudimar Antunes da |
|
dc.contributor.author |
Aliano, Felipe Dutra |
|
dc.contributor.author |
Biava, Luisa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-07-18T12:49:15Z |
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dc.date.available |
2013-07-18T12:49:15Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.date.submitted |
2012 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103669 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Administração. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho visa apresentar uma pesquisa realizada com os times da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012, e teve como objetivo estudar as estratégias de marketing esportivo utilizadas pelos referidos times sob a ótica dos cinco pilares estratégicos selecionados para o estudo, quais sejam, torcedores, clubes coirmãos, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mídias esportivas e investidores/patrocinadores. Nesse sentido, buscou-se observar a importância e a forma como os clubes se relacionam com esses pilares. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de multicasos, cuja coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário enviado para os responsáveis pelo marketing de cada clube e cuja análise teve abordagem quantitativa e qualitativa. Após a análise quantitativa das respostas dos questionários, selecionaram-se pontos considerados relevantes e elaborou-se uma análise comparativa com os clubes de futebol europeu, sendo estes referências em marketing esportivo. Como resultado, constatou-se que os clubes consideram os torcedores como o pilar mais relevante. Sobre as parcerias entre os clubes coirmãos, o que se busca é principalmente a promoção e/ou transferências de atletas e parcerias empresariais. Constatouse também que não há muitas negociações entre a Confederação Brasileira de Futebol - CBF e os clubes. Na parceria com as mídias esportivas, os times buscam aquelas que agregam valor à marca do clube. No relacionamento com os investidores e os patrocinadores, os clubes apontaram que a idoneidade destes é o fator mais importante no processo de escolha. |
en |
dc.format.extent |
118 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Marketing esportivo |
en |
dc.subject |
Estratégias mercadológicas |
en |
dc.subject |
Futebol |
en |
dc.subject |
Pilares do marketing esportivo |
en |
dc.title |
Marketing esportivo no futebol: um estudo da estratégias dos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012 |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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