Avaliação da Atenção em Saúde Bucal

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Avaliação da Atenção em Saúde Bucal

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Lacerda, Josimari Telino de
dc.contributor.author Coelho, Beatriz Serrato
dc.date.accessioned 2013-07-17T19:56:08Z
dc.date.available 2013-07-17T19:56:08Z
dc.date.issued 2012-10-19
dc.date.submitted 2012-10-19
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103600
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. en
dc.description.abstract A avaliação dos serviços de saúde é uma das funções da gestão e tem a finalidade de identificar pontos de fragilidade para aprimoramento e melhoria da qualidade. Desde 2003 o Ministério da Saúde induz ações de monitoramento e avaliação com ênfase na Atenção Básica. A saúde bucal integra os serviços da atenção básica e pouco tem sido objeto de avaliação. Objetivo: Avaliar a atenção em saúde bucal nos municípios catarinenses no exercício 2009. Metodologia: a proposta de avaliação fundamenta-se no modelo de avaliação da atenção básica desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa de Avaliação em Saúde - NEPAS-UFSC, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde SES-SC. O modelo foi adaptado para a saúde bucal e tem a finalidade de subsidiar os gestores municipais e estaduais na tomada de decisões. Apresenta duas dimensões avaliativas e 37 indicadores segundo os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância. Participaram 264 municípios catarinenses. A coleta de dados foi realizada por meio de página eletrônica e nos sistemas oficiais de informação do SUS. A inconsistência de alguns dados e a precariedade de registro nas secretarias limitou o uso de algumas medidas. A emissão de juízo de valor da qualidade da atenção em saúde bucal se deu por agregação dos resultados dos indicadores em cada dimensão segundo porte populacional. Resultados: O desempenho dos municípios catarinenses na atenção à saúde bucal foi classificado como satisfatório em aproximadamente 27% do universo estudado. Os piores desempenhos foram identificados no grupo de indicadores do provimento da atenção a população adulta, idosa e adolescente. Houve melhoria do desempenho comparado a avaliação anterior. Conclusões: A institucionalização da avaliação pode contribuir para o aprimoramento do registro de informações e para a melhoria da qualidade dos serviços. en
dc.format.extent 80 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Avaliação en
dc.subject Gestão en
dc.subject Saúde Bucal en
dc.title Avaliação da Atenção em Saúde Bucal en
dc.type TCCgrad en


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Beatriz Serrato Coelho.pdf 591.8Kb PDF View/Open PDF/A

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