Avaliação da Atenção em Saúde Bucal
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Lacerda, Josimari Telino de |
|
dc.contributor.author |
Coelho, Beatriz Serrato |
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dc.date.accessioned |
2013-07-17T19:56:08Z |
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dc.date.available |
2013-07-17T19:56:08Z |
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dc.date.issued |
2012-10-19 |
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dc.date.submitted |
2012-10-19 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103600 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
en |
dc.description.abstract |
A avaliação dos serviços de saúde é uma das funções da gestão e tem a finalidade de identificar pontos de fragilidade para aprimoramento e melhoria da qualidade. Desde 2003 o Ministério da Saúde induz ações de monitoramento e avaliação com ênfase na Atenção Básica. A saúde bucal integra os serviços da atenção básica e pouco tem sido objeto de avaliação. Objetivo: Avaliar a atenção em saúde bucal nos municípios catarinenses no exercício 2009. Metodologia: a proposta de avaliação fundamenta-se no modelo de avaliação da atenção básica desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa de Avaliação em Saúde - NEPAS-UFSC, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde SES-SC. O modelo foi adaptado para a saúde bucal e tem a finalidade de subsidiar os gestores municipais e estaduais na tomada de decisões. Apresenta duas dimensões avaliativas e 37 indicadores segundo os critérios de eficiência, eficácia, efetividade e relevância. Participaram 264 municípios catarinenses. A coleta de dados foi realizada por meio de página eletrônica e nos sistemas oficiais de informação do SUS. A inconsistência de alguns dados e a precariedade de registro nas secretarias limitou o uso de algumas medidas. A emissão de juízo de valor da qualidade da atenção em saúde bucal se deu por agregação dos resultados dos indicadores em cada dimensão segundo porte populacional. Resultados: O desempenho dos municípios catarinenses na atenção à saúde bucal foi classificado como satisfatório em aproximadamente 27% do universo estudado. Os piores desempenhos foram identificados no grupo de indicadores do provimento da atenção a população adulta, idosa e adolescente. Houve melhoria do desempenho comparado a avaliação anterior. Conclusões: A institucionalização da avaliação pode contribuir para o aprimoramento do registro de informações e para a melhoria da qualidade dos serviços. |
en |
dc.format.extent |
80 f. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.subject |
Avaliação |
en |
dc.subject |
Gestão |
en |
dc.subject |
Saúde Bucal |
en |
dc.title |
Avaliação da Atenção em Saúde Bucal |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |
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