O desempenho de alunos de inglês em prática repetida de tarefa de compreensão oral apoiada em video

DSpace Repository

A- A A+

O desempenho de alunos de inglês em prática repetida de tarefa de compreensão oral apoiada em video

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Xavier, Rosely Perez en
dc.contributor.author Camargo, Clarita Gonçalves de en
dc.date.accessioned 2013-07-16T04:27:58Z
dc.date.available 2013-07-16T04:27:58Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 en
dc.identifier.other 314673 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103393
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2012 en
dc.description.abstract O presente estudo propõe investigar o potencial pedagógico de se repetir uma mesma tarefa de compreensão oral em dois momentos distintos, visando a avaliar o desempenho de aprendizes iniciantes na compreensão e na identificação de construções de fala com o uso do auxiliar did em frases negativas e interrogativas. O trabalho baseia-se em estudos sobre repetição de tarefas (BYGATE, 2001; LYNCH; MACLEAN, 2001). A pesquisa partiu de três perguntas: (1) Que diferenças de desempenho (no significado e na forma) são observadas quando aprendizes de inglês como LE são submetidos à prática repetida de uma mesma tarefa de compreensão oral?; (2) Essa prática facilita o processamento de informações gerais e específicas e o processamento da forma? e (3) Como os alunos avaliam a experiência de repetir duas vezes uma mesma tarefa de compreensão oral? Estudantes de um 7o ano do ensino fundamental foram submetidos a uma tarefa elaborada a partir de uma cena de comédia de TV, contendo quatro atividades. A primeira consistiu na elaboração de um resumo da história; a segunda compreendeu sentenças para serem completadas; a terceira apresentou afirmações sobre o enredo da história, algumas verdadeiras e outras falsas, para serem assinaladas somente aquelas que os alunos haviam conseguido compreender; e a quarta envolveu questões de múltipla escolha contendo as falas dos personagens com did/didn't para serem identificadas. Os dados foram analisados comparando o desempenho dos alunos nos dois momentos de realização da tarefa. Como resultado, a pesquisa mostrou que a repetição da tarefa melhorou a compreensão dos alunos no que se refere às informações gerais e específicas do texto oral, proporcionando também condições favoráveis para o processo de aprendizado, pois contribuiu para o aumento da autoconfiança do aprendiz. Por outro lado, a repetição da tarefa não trouxe ganhos percentuais significativos para a identificação do auxiliar did/didn't em uso comunicativo da língua. Conclui-se que esta proposta metodológica teve boa receptividade entre os alunos, trazendo benefícios para o desenvolvimento da compreensão oral do aprendiz, mas não para a forma gramatical.<br> en
dc.format.extent 146 p.| tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Linguística en
dc.subject.classification Lingua inglesa en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Metodo de estudo en
dc.subject.classification Interpretação oral en
dc.subject.classification Televisao na educacao en
dc.title O desempenho de alunos de inglês em prática repetida de tarefa de compreensão oral apoiada em video en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
314673.pdf 883.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar