dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
en |
dc.contributor.author |
Teixeira, Rudnei Carlos |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T02:35:17Z |
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dc.date.available |
2013-07-16T02:35:17Z |
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dc.date.issued |
2005 |
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dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
225000 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102986 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho prevê o despertar para a necessidade de estabelecermos uma educação para a percepção de que qualquer agressão a qualquer ser é uma agressão a si mesmo e à natureza planetária e cósmica, porque pulsa a mesma vida em tudo e em todos. Quando somos capazes de entrar em profundo contato conosco e em contato profundo com os outros, entramos em contato com o sagrado que há em nós e em tudo mais. A falsa noção de que somos separados do mundo nos afasta muito de nós mesmos e então perdemos a capacidade de sermos íntimos, compassivos e de nos conhecermos no sentido mais amplo. Como educadores optamos por educar para a conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta. Conexão via escola, educação. A escola como incubadora de uma nova sociedade. Usamos aqui a transdisciplinaridade como um caminho para alcançar a conexão, abrindo definitivamente perspectivas que nos dão alternativas para a educação matemática que desenvolva o raciocínio, a criatividade e o desejo, possibilitando o gosto e o bem querer pela matemática, facilitando a conexão do aprendente. Fazemos aqui uma ponte entre a matemática e a vida, o modos de vida, o espírito, a transcendência, a realização. A visão transdisciplinar reconciliando as ciências exatas com as ciências humanas, com a arte, a literatura, a poesia e a experiência interior. Prosseguimos com sugestões de uma composição curricular alternativa, mesclando as disciplinas exigidas com nutrição, psicologia e auto-conhecimento. Finalizamos apresentando a cultura maia como um instrumento de mudança de paradigma, desfrutando do calendário sagrado e da filosofia deste povo que apresenta uma matemática singular e uma contextualização cósmica maravilhosa e contemporânea. |
en |
dc.format.extent |
76 f.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Consciencia (Etica) |
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dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Matematica |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.subject.classification |
Transdisciplinaridade |
en |
dc.title |
Contribuição de um matemático à conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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