Contribuição de um matemático à conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta

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Contribuição de um matemático à conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira en
dc.contributor.author Teixeira, Rudnei Carlos en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:35:17Z
dc.date.available 2013-07-16T02:35:17Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 225000 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102986
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Este trabalho prevê o despertar para a necessidade de estabelecermos uma educação para a percepção de que qualquer agressão a qualquer ser é uma agressão a si mesmo e à natureza planetária e cósmica, porque pulsa a mesma vida em tudo e em todos. Quando somos capazes de entrar em profundo contato conosco e em contato profundo com os outros, entramos em contato com o sagrado que há em nós e em tudo mais. A falsa noção de que somos separados do mundo nos afasta muito de nós mesmos e então perdemos a capacidade de sermos íntimos, compassivos e de nos conhecermos no sentido mais amplo. Como educadores optamos por educar para a conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta. Conexão via escola, educação. A escola como incubadora de uma nova sociedade. Usamos aqui a transdisciplinaridade como um caminho para alcançar a conexão, abrindo definitivamente perspectivas que nos dão alternativas para a educação matemática que desenvolva o raciocínio, a criatividade e o desejo, possibilitando o gosto e o bem querer pela matemática, facilitando a conexão do aprendente. Fazemos aqui uma ponte entre a matemática e a vida, o modos de vida, o espírito, a transcendência, a realização. A visão transdisciplinar reconciliando as ciências exatas com as ciências humanas, com a arte, a literatura, a poesia e a experiência interior. Prosseguimos com sugestões de uma composição curricular alternativa, mesclando as disciplinas exigidas com nutrição, psicologia e auto-conhecimento. Finalizamos apresentando a cultura maia como um instrumento de mudança de paradigma, desfrutando do calendário sagrado e da filosofia deste povo que apresenta uma matemática singular e uma contextualização cósmica maravilhosa e contemporânea. en
dc.format.extent 76 f.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Abordagem interdisciplinar do conhecimento en
dc.subject.classification Consciencia (Etica) en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Matematica en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Transdisciplinaridade en
dc.title Contribuição de um matemático à conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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