Contribuição de um matemático à conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta

DSpace Repository

A- A A+

Contribuição de um matemático à conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta

Show full item record

Title: Contribuição de um matemático à conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta
Author: Teixeira, Rudnei Carlos
Abstract: Este trabalho prevê o despertar para a necessidade de estabelecermos uma educação para a percepção de que qualquer agressão a qualquer ser é uma agressão a si mesmo e à natureza planetária e cósmica, porque pulsa a mesma vida em tudo e em todos. Quando somos capazes de entrar em profundo contato conosco e em contato profundo com os outros, entramos em contato com o sagrado que há em nós e em tudo mais. A falsa noção de que somos separados do mundo nos afasta muito de nós mesmos e então perdemos a capacidade de sermos íntimos, compassivos e de nos conhecermos no sentido mais amplo. Como educadores optamos por educar para a conexão: conexão consigo mesmo, com o outro e com o planeta. Conexão via escola, educação. A escola como incubadora de uma nova sociedade. Usamos aqui a transdisciplinaridade como um caminho para alcançar a conexão, abrindo definitivamente perspectivas que nos dão alternativas para a educação matemática que desenvolva o raciocínio, a criatividade e o desejo, possibilitando o gosto e o bem querer pela matemática, facilitando a conexão do aprendente. Fazemos aqui uma ponte entre a matemática e a vida, o modos de vida, o espírito, a transcendência, a realização. A visão transdisciplinar reconciliando as ciências exatas com as ciências humanas, com a arte, a literatura, a poesia e a experiência interior. Prosseguimos com sugestões de uma composição curricular alternativa, mesclando as disciplinas exigidas com nutrição, psicologia e auto-conhecimento. Finalizamos apresentando a cultura maia como um instrumento de mudança de paradigma, desfrutando do calendário sagrado e da filosofia deste povo que apresenta uma matemática singular e uma contextualização cósmica maravilhosa e contemporânea.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102986
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
PEPS4865.pdf 653.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar