A diversidade linguística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros

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A diversidade linguística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Gorski, Edair Maria en
dc.contributor.author Ricardi, Denize en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:08:39Z
dc.date.available 2013-07-16T02:08:39Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 224217 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102871
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. en
dc.description.abstract O presente trabalho analisa cinco manuais didáticos para o ensino de português como língua estrangeira (PLE) publicados no Brasil, com o objetivo de averiguar o tratamento dado à questão da diversidade lingüística brasileira nesses materiais. A partir dos pressupostos teóricos da Sociolingüística Variacionista e de estudos recentes sobre o paradigma pronominal de sujeito no português brasileiro (PB) são examinados e discutidos: (i) a concepção de língua e de gramática que norteia os manuais analisados; (ii) a atenção dispensada à noção de competência comunicativa/sociolingüística dos falantes; e (iii) o modo como o material didático apresenta o quadro de pronomes sujeito no PB, especialmente no que se refere às formas pronominais e à expressão ou não do sujeito. Verificou-se que: (i) o material didático examinado, em geral, baseia-se nas gramáticas normativas e em critérios de 'certo' e 'errado'; (ii) a competência sociolingüística dos falantes não é contemplada; e (iii) os livros didáticos estão, de certo modo, atentos às inovações do paradigma pronominal do PB, embora insistam em exercícios artificiais que não desenvolvem a competência comunicativa do aluno estrangeiro. Com esta dissertação, busca-se fazer uma ponte entre pesquisa e ensino, procurando contribuir não só com o elaborador de material didático, mas também com o professor de português como língua estrangeira, em formação ou não. en
dc.format.extent 130 f.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Linguística en
dc.subject.classification Lingua portuguesa - en
dc.subject.classification Estudo e ensino - Falantes estrangeiros en
dc.subject.classification Material didatico en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Sociolinguistica en
dc.title A diversidade linguística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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