A diversidade linguística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Gorski, Edair Maria |
en |
dc.contributor.author |
Ricardi, Denize |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T02:08:39Z |
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dc.date.available |
2013-07-16T02:08:39Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
224217 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102871 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
en |
dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa cinco manuais didáticos para o ensino de português como língua estrangeira (PLE) publicados no Brasil, com o objetivo de averiguar o tratamento dado à questão da diversidade lingüística brasileira nesses materiais. A partir dos pressupostos teóricos da Sociolingüística Variacionista e de estudos recentes sobre o paradigma pronominal de sujeito no português brasileiro (PB) são examinados e discutidos: (i) a concepção de língua e de gramática que norteia os manuais analisados; (ii) a atenção dispensada à noção de competência comunicativa/sociolingüística dos falantes; e (iii) o modo como o material didático apresenta o quadro de pronomes sujeito no PB, especialmente no que se refere às formas pronominais e à expressão ou não do sujeito. Verificou-se que: (i) o material didático examinado, em geral, baseia-se nas gramáticas normativas e em critérios de 'certo' e 'errado'; (ii) a competência sociolingüística dos falantes não é contemplada; e (iii) os livros didáticos estão, de certo modo, atentos às inovações do paradigma pronominal do PB, embora insistam em exercícios artificiais que não desenvolvem a competência comunicativa do aluno estrangeiro. Com esta dissertação, busca-se fazer uma ponte entre pesquisa e ensino, procurando contribuir não só com o elaborador de material didático, mas também com o professor de português como língua estrangeira, em formação ou não. |
en |
dc.format.extent |
130 f.| il., tabs. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Linguística |
en |
dc.subject.classification |
Lingua portuguesa - |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino - Falantes estrangeiros |
en |
dc.subject.classification |
Material didatico |
en |
dc.subject.classification |
Avaliação |
en |
dc.subject.classification |
Sociolinguistica |
en |
dc.title |
A diversidade linguística brasileira no material didático para o ensino de português para estrangeiros |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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