O discurso organizacional empresarial sobre o time e suas implicações na construção da subjetividade: uma abordagem discursiva
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Rosangela Hammes |
en |
dc.contributor.author |
Crestani, Célia Regina |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T02:08:00Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T02:08:00Z |
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dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
224216 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102867 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
en |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve o objetivo de analisar o discurso organizacional sobre o 'time' em publicações dirigidas às organizações empresariais. Com base nos substratos teóricos de Michel Foucault e os teóricos do Círculo de Bakhtin, foi feita uma abordagem discursiva de enunciados que tratam de temas referentes ao universo do trabalhador e sua relação com o ambiente de trabalho. Os dizeres em que a união, a cooperação e o trabalho de equipe apareceram foram os escolhidos para análise, uma vez que pressupõem a formação do 'time', de um bloco unido para a consecução dos objetivos da empresa. Abordamos a dialogicidade interna desses discursos, bem como as formações discursivas presentes na sua elaboração. O discurso do time e outras metáforas utilizadas no discurso da empresa para disseminar o trabalho de equipe foram analisadas sob o ponto de vista da análise do discurso. O discurso, no presente trabalho, é entendido como uma maneira social de pensar e não como um texto maior do que a sentença. Alguns pontos de contato entre as teorias de Foucault e Bakhtin estão presentes como fundamentação teórica do trabalho. Sob essa perspectiva, abordamos as noções de ideologia e sua relação com a construção da subjetividade; a relação da organização empresarial com a comunicação; a palavra como signo ideológico e a utilização de determinados vocábulos no discurso organizacional. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Linguística |
en |
dc.subject.classification |
Analise do discurso |
en |
dc.subject.classification |
Subjetividade |
en |
dc.subject.classification |
Ideologia |
en |
dc.subject.classification |
Trabalho em equipe |
en |
dc.title |
O discurso organizacional empresarial sobre o time e suas implicações na construção da subjetividade: uma abordagem discursiva |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
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