O discurso organizacional empresarial sobre o time e suas implicações na construção da subjetividade: uma abordagem discursiva

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O discurso organizacional empresarial sobre o time e suas implicações na construção da subjetividade: uma abordagem discursiva

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Rodrigues, Rosangela Hammes en
dc.contributor.author Crestani, Célia Regina en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:08:00Z
dc.date.available 2013-07-16T02:08:00Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 224216 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102867
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. en
dc.description.abstract O presente trabalho teve o objetivo de analisar o discurso organizacional sobre o 'time' em publicações dirigidas às organizações empresariais. Com base nos substratos teóricos de Michel Foucault e os teóricos do Círculo de Bakhtin, foi feita uma abordagem discursiva de enunciados que tratam de temas referentes ao universo do trabalhador e sua relação com o ambiente de trabalho. Os dizeres em que a união, a cooperação e o trabalho de equipe apareceram foram os escolhidos para análise, uma vez que pressupõem a formação do 'time', de um bloco unido para a consecução dos objetivos da empresa. Abordamos a dialogicidade interna desses discursos, bem como as formações discursivas presentes na sua elaboração. O discurso do time e outras metáforas utilizadas no discurso da empresa para disseminar o trabalho de equipe foram analisadas sob o ponto de vista da análise do discurso. O discurso, no presente trabalho, é entendido como uma maneira social de pensar e não como um texto maior do que a sentença. Alguns pontos de contato entre as teorias de Foucault e Bakhtin estão presentes como fundamentação teórica do trabalho. Sob essa perspectiva, abordamos as noções de ideologia e sua relação com a construção da subjetividade; a relação da organização empresarial com a comunicação; a palavra como signo ideológico e a utilização de determinados vocábulos no discurso organizacional. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Linguística en
dc.subject.classification Analise do discurso en
dc.subject.classification Subjetividade en
dc.subject.classification Ideologia en
dc.subject.classification Trabalho em equipe en
dc.title O discurso organizacional empresarial sobre o time e suas implicações na construção da subjetividade: uma abordagem discursiva en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224216.pdf 803.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar