A responsabilidade social como um fator de competitividade das organizações: uma proposta teórico-metodológica para avaliação de desempenho

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A responsabilidade social como um fator de competitividade das organizações: uma proposta teórico-metodológica para avaliação de desempenho

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Ensslin, Sandra Rolim en
dc.contributor.author Carpes, Maria Margareth Mainhardt en
dc.date.accessioned 2013-07-16T00:32:43Z
dc.date.available 2013-07-16T00:32:43Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221564 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102285
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract A busca pela competitividade e pela sustentabilidade tem exigido das organizações preocupações crescentes. Dentre estas, a responsabilidade social (RS) - aqui tratada como estratégia empresarial competitiva. Porém, poucas empresas possuem uma sistemática capaz de avaliar as práticas em responsabilidade social, consideradas as preocupações da organização quando da realização deste tipo de investimento. Normalmente, as que avaliam o fazem recorrendo a sistemáticas genéricas, que atendem parcialmente a este fim, eis que foram desenvolvidas para propósitos diferentes, mais sob o ponto de vista dos beneficiários do que da empresa. Assim, a pesquisa objetiva desenvolver uma proposta teórico-metodológica capaz de suprir tal carência. Para tanto, é realizada a revisão teórica e a análise de três abordagens que tratam da avaliação da RS, bem como é feita uma revisão da Metodologia MCDA-C, na presente utilizada (pela percepção de que a mesma é capaz de construir tal sistemática). A seguir, é proposta a perspectiva teórico-metodológica a avaliar a RS segundo os objetivos empresariais. Por fim, é demonstrado o potencial da mesma, por meio da construção de um modelo (específico) que permita: (i) identificar os objetivos estratégicos de uma dada empresa em suas ações voltadas ao público interno, segundo a percepção do responsável pela área de investimentos em RS relacionada a este público; (ii) avaliar o desempenho da empresa em seus investimentos em RS, com foco no público interno, e (iii) gerar e priorizar ações e contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos identificados. A pesquisa é aplicada (quanto à natureza), descritiva e exploratória (referente à forma de abordagem do problema), quantitativa e qualitativa (quanto aos seus objetivos), que utilizou o levantamento bibliográfico, um estudo de caso (amostra intencional) e pesquisa-participante, numa abordagem fenomenológica. Com ela, percebe-se que é possível superar o desafio de integrar a dimensão social aos demais fatores competitivos empresariais e, mais do que isso, desfrutar dos resultados positivos que advêm do seu correto gerenciamento. en
dc.format.extent 1 v.| il. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Responsabilidade social da empresa en
dc.subject.classification Desempenho en
dc.subject.classification Avaliação en
dc.subject.classification Processo decisorio en
dc.title A responsabilidade social como um fator de competitividade das organizações: uma proposta teórico-metodológica para avaliação de desempenho en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Ensslin, Leonardo en


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