Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários

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Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários

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Title: Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários
Author: Lemos, Jadir Camargo
Abstract: As condições de saúde dos professores, assim como dos trabalhadores de uma forma geral, dependem fundamentalmente das relações entre as exigências e condições de realização do trabalho, denominadas genericamente de cargas de trabalho, derivadas do contexto e das características da organização do trabalho, nesse caso, da atividade de docência. A avaliação das cargas de trabalho, a partir das suas dimensões físicas e psicológicas permite ampliar o grau de compreensão acerca da percepção das condições de trabalho, dos riscos e evidências de processos de adoecimento. O presente estudo tem como objetivo caracterizar as cargas psíquicas no trabalho de professores universitários e sua influência nos processos de saúde. A pesquisa, iniciada com base em uma análise documental dos afastamentos para tratamento de saúde dos professores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (CCS-UFSM-RS), foi realizada em duas etapas: a) observação das atividades dos professores em aulas teóricas e práticas, com o intuito de organizar um check-list das condições de trabalho dos professores que atuam nos cursos do CCS-UFSM, que serviu de base para a organização do Q-CP - Questionário de Avaliação da Carga Psíquica; b) aplicação do Q-CP com professores dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (318 participantes). A amostra válida (n = 86) contou de tempo médio de docência de 13,4 anos (DP= 9,9), idade média de 41,4 anos (DP= 10,5). As condições físicas dos ambientes de trabalho (ruídos, estado de conservação dos materiais e equipamentos, exigências posturais) foram percebidas pelos professores como fatores geradores de desconfortos, produzindo, sobre eles, efeitos psicogênicos das cargas físicas. A necessidade de falar constantemente durante as aulas é percebida como desconforto para 44% dos professores, reforçando a tese da relação entre sobrecarga no uso da voz e distúrbios da laringe e das cordas vocais. Em relação à organização do trabalho, 54,7% dos professores mostram-se insatisfeitos com a desproporcionalidade entre a responsabilidade exigida e a remuneração percebida pelo seu trabalho; 37,2% afirmam estarem descontentes com o seu trabalho, ainda que 54,7% nunca tenham pensado em mudar de emprego. Há uma distribuição equilibrada de sintomas quanto à idade e sexo sugerindo que o bem-estar psicológico é uma variável interveniente na avaliação da carga psíquica (Q-CP). Os resultados do estudo permitem afirmar que as condições de trabalho desses profissionais são precárias, tornando-os suscetíveis a processos de adoecimento, tanto no aspecto físico como no aspecto psíquico.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102243
Date: 2005


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