Responsabilidade social na comunicação empresarial: o caso da Amanco

DSpace Repository

A- A A+

Responsabilidade social na comunicação empresarial: o caso da Amanco

Show full item record

Title: Responsabilidade social na comunicação empresarial: o caso da Amanco
Author: Lanzarini, Jociane
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar como a empresa Amanco emprega suas ações de responsabilidade social na sua comunicação. Como objetivos específicos, foram definidos: conhecer o processo de responsabilidade social da Amanco; constatar o entendimento dos executivos da área de marketing e da área de responsabilidade social sobre a prática da responsabilidade social; levantar as ações de responsabilidade social empregadas nas políticas de comunicação empresarial; identificar os resultados percebidos com a prática da responsabilidade social na comunicação empresarial. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de caso único, do tipo descritivo e exploratório, cujo enfoque é qualitativo, onde foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo dos documentos fornecidos pela empresa. Em relação aos resultados da pesquisa, a empresa Amanco utiliza suas ações de responsabilidade social na sua comunicação sempre levando em consideração a filosofia da empresa. Conheceu-se o processo de responsabilidade social que a empresa adota para poder perceber como é elaborado, planejado e executado. A responsabilidade social é entendida pelas executivas da empresa como uma atividade abrangente, por englobar diversos públicos relacionados, e que é reflexo de uma administração totalmente voltada para produzir resultados econômicos, sociais e ambientais. As ações de responsabilidade social utilizadas nas políticas de comunicação, e nas demais atividades da Amanco, são provenientes dos princípios empresariais: ética, ecoeficiência e responsabilidade social. Deste modo, os resultados percebidos com a prática da responsabilidade social na comunicação empresarial são diversos, são medidos através do Sistema Integrado de Gestão Amanco e refletidos pelos prêmios recebidos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102228
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
221554.pdf 916.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar