O artigo de opinião na perspectiva pedagógico-discursiva: uma experiência no ensino superior

DSpace Repository

A- A A+

O artigo de opinião na perspectiva pedagógico-discursiva: uma experiência no ensino superior

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Junkes, Terezinha Kuhn en
dc.contributor.author Longhi, Ulisses Junior en
dc.date.accessioned 2013-07-16T00:09:21Z
dc.date.available 2013-07-16T00:09:21Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 225381 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102143
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística en
dc.description.abstract Esta pesquisa procura desenvolver atividades em sala de aula, no ensino superior, na perspectiva pedagógico-discursiva, com o objetivo de trabalhar uma proposta para o ensino-aprendizagem da produção textual escrita do gênero artigo de opinião, utilizando o procedimento seqüência didática. Como fundamentação teórica, baseamo-nos nos estudos de Bakhtin (1952-53/2003), para caracterizar o gênero discursivo; em Vivaldi (1979/1998), Beltrão (1980), Melo (1985/1994) e em Rodrigues (2001 a), para caracterizar o gênero artigo de opinião; além de estudos de Geraldi (1997 b) e de Dolz e Schneuwly (1996/2004), para o ensino. A metodologia pauta-se na pesquisa-ação, apresentada por Thiollent (2004), e tem como base pedagógica a seqüência didática, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2001/2004). Participam da pesquisa 39 acadêmicos do 2o. período de Engenharia Florestal da Unoesc Xanxerê. Observando a seqüência didática apresentada por estes autores, os acadêmicos, na disciplina de Produção de Textos, leram jornais impressos, localizaram artigos de opinião nos jornais lidos, identificaram as características do gênero, realizaram uma primeira produção (analisada lingüisticamente), trabalharam suas dificuldades através dos módulos apresentados pela seqüência didática e, então, reescreveram os textos, chegando à produção final. A seqüência didática culminou em uma publicação, contendo os artigos de opinião produzidos em situação escolar. Apresentamos os resultados da pesquisa, analisando nove textos produzidos por três acadêmicos, durante as etapas de produção inicial, reescrita e produção final. Os acadêmicos foram escolhidos aleatoriamente. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Linguística en
dc.subject.classification Ensino superior en
dc.subject.classification Produção de textos en
dc.subject.classification Gêneros textuais en
dc.title O artigo de opinião na perspectiva pedagógico-discursiva: uma experiência no ensino superior en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
225381.pdf 14.90Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar