Produção do Jundiá (Rhamdia quelen) em áreas de entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Paulo Lopes-SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Produção do Jundiá (Rhamdia quelen) em áreas de entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Paulo Lopes-SC

Mostrar registro completo

Título: Produção do Jundiá (Rhamdia quelen) em áreas de entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Paulo Lopes-SC
Autor: Esquivel, Betina Muelbert
Resumo: A ocupação e uso da terra no entorno de unidades de conservação podem ser conflitantes com a manutenção da diversidade biológica da área protegida. As populações residentes nestas áreas deveriam praticar atividades que garantam a integridade dos recursos que a unidade objetiva proteger e assegurem condições e meios necessários para a satisfação de suas necessidades materiais, sociais e culturais. O Rhamdia quelen, um peixe que ocorre desde o México até o centro da Argentina, conhecido no sul do Brasil como jundiá, é uma espécie que vem despertando grande interesse por parte de produtores de peixes desta região. Os resultados de reprodução, larvicultura, alevinagem e desenvolvimento desta espécie autóctone da região de Paulo Lopes são analisados neste trabalho para verificar seu potencial zootécnico. A exploração sustentável de uma espécie local (autóctone) contribui para a preservação do meio ambiente, porém só é possível se a espécie apresentar características de reprodução e desenvolvimento próprias para o cultivo. Os dados mostraram que o jundiá da região apresenta características zootécnicas para a sua incorporação em um sistema de produção das comunidades locais. A produção de uma espécie de peixe autóctone é proposta como base para um modelo de desenvolvimento compatível com a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares residentes na área de entorno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Paulo Lopes - SC.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102004
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
222283.pdf 2.160Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar