Tecnologia de informação e a criatividade no desenvolvimento de produtos: um estudo de caso em grandes organizações

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologia de informação e a criatividade no desenvolvimento de produtos: um estudo de caso em grandes organizações

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de en
dc.contributor.author Almeida, Mario de Souza en
dc.date.accessioned 2013-07-15T23:02:05Z
dc.date.available 2013-07-15T23:02:05Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221722 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101720
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. en
dc.description.abstract Este estudo tem o objetivo geral de identificar o uso da tecnologia de informação nas etapas do processo criativo no desenvolvimento de produtos, a partir do estudo de multicasos em grandes empresas brasileiras. Sua importância decorre da crescente necessidade de criatividade nas organizações, especialmente em sua atividade de atender aos anseios dos clientes mediante o oferecimento de novos produtos. Deve-se considerar ainda como importante em função dos grandes volumes de recursos que vêm sendo investidos pelas organizações em Tecnologia de Informação, sem que no entanto sejam proporcionados todos os resultados possíveis, especialmente no que diz respeito ao estímulo à criatividade. Trata-se de um estudo teórico e empírico, em que foram estudados os casos de três organizações, tendo caráter exploratório e descritivo. As organizações foram selecionadas por acessibilidade, e os respondentes foram selecionados intencionalmente. As organizações foram a Weg, a Siemens e a Datasul, tendo sido aplicadas três entrevistas semi-estruturadas em cada uma delas. Os relatos foram analisados qualitativamente, resultando em um diagnóstico da utilização da TI no processo de desenvolvimento de produtos das três organizações. Constatou-se que todas elas utilizam quase em sua potencialidade a TI, no sentido de dar suporte ao desenvolvimento de produtos, havendo a possibilidade de estímulo à criatividade, em conformidade com as relações levantadas, entre a TI, a criatividade e o processo de desenvolvimento de produtos. Nenhuma das três empresas, entretanto, utiliza software de geração de idéias, o que poderia auxiliar na etapa de incubação, assim como foi observada a falta de ferramentas de TI para o registro de idéias fora do ambiente de trabalho, adoção de flexibilidade de horários e disponibilização de equipamentos para o trabalho fora do ambiente organizacional, e a dedicação do tempo disponibilizado pelo uso da TI, para o desenvolvimento da criatividade. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia de produção en
dc.subject.classification Projeto de produto en
dc.subject.classification Tecnologia da informação en
dc.subject.classification Criatividade en
dc.title Tecnologia de informação e a criatividade no desenvolvimento de produtos: um estudo de caso em grandes organizações en
dc.type Tese (Doutorado) en


Files in this item

Files Size Format View
221722.pdf 735.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar