Os conteúdos de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Os conteúdos de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Borgert, Altair pt_BR
dc.contributor.author Cunha, Leila Chaves pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-26T01:31:48Z
dc.date.available 2013-06-26T01:31:48Z
dc.date.issued 2013-06-26T01:31:48Z
dc.identifier.other 316647 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101094
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2013 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo caracteriza os conteúdos das disciplinas de Custos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva, com corte temporal-espacial, pois determina informações sobre práticas de uma população num determinado momento. Quanto aos procedimentos de coleta dos dados, é bibliográfica e documental, na forma de levantamento, e a abordagem do problema é predominantemente qualitativa associada à quantitativa. Já a população é composta pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil, na modalidade presencial, e os conteúdos são organizados por Unidades, Temas e Categorias cuja análise se realiza por meio do método Análise de Conteúdos. Os resultados demonstram que as unidades com maior número de categorias são: Custos para Decisão que representa 37,38% do total das categorias, seguido de Princípios para Avaliação de Estoques (72%); e, com menor número, Custos para Planejamento e Controle (61%). Em cada tema, destacam-se as categorias mais evidenciadas nos planos de ensino, bem como a sobreposição dos conteúdos, que são: Custeio por Absorção, evidenciado em 80% dos cursos, com sobreposição em 28 planos de ensino; seguido de Custeio Baseado em Atividades evidenciado em 77,3% dos cursos e sobreposição de 24. Identifica-se, também, que não há diferenças expressivas entre as regiões do Brasil e nem entre as Universidades e os Centros Universitários e Faculdades. Além disso, os resultados apontam que a referência básica mais evidenciada é o livro Contabilidade de Custos, de Eliseu Martins, presente em 93,1% dos cursos e a referência complementar mais evidenciada é o livro Contabilidade de Custos: uma abordagem gerencial, de Horngren, Foster e Datar, citada em 37,5% dos cursos. Outra constatação é a diversidade de referências utilizadas nos cursos de Ciências Contábeis, que são 251, consideradas as básicas e complementares. De modo geral, os resultados de custos evidenciados nos planos de ensino têm abordagem mais tradicional. Por outro lado, conteúdos sobre custos na prestação de serviços são pouco evidenciados, mesmo sendo esta uma atividade em expansão no mundo, o que pode levar a questionamentos que podem ser objetos de outras pesquisas. pt_BR
dc.format.extent 129 p.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Contabilidade pt_BR
dc.subject.classification Disciplina pt_BR
dc.subject.classification Custos pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Cursos de graduação pt_BR
dc.subject.classification Planos de aula pt_BR
dc.title Os conteúdos de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
316647.pdf 603.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar