Os conteúdos de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil

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Title: Os conteúdos de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil
Author: Cunha, Leila Chaves
Abstract: Este estudo caracteriza os conteúdos das disciplinas de Custos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva, com corte temporal-espacial, pois determina informações sobre práticas de uma população num determinado momento. Quanto aos procedimentos de coleta dos dados, é bibliográfica e documental, na forma de levantamento, e a abordagem do problema é predominantemente qualitativa associada à quantitativa. Já a população é composta pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil, na modalidade presencial, e os conteúdos são organizados por Unidades, Temas e Categorias cuja análise se realiza por meio do método Análise de Conteúdos. Os resultados demonstram que as unidades com maior número de categorias são: Custos para Decisão que representa 37,38% do total das categorias, seguido de Princípios para Avaliação de Estoques (72%); e, com menor número, Custos para Planejamento e Controle (61%). Em cada tema, destacam-se as categorias mais evidenciadas nos planos de ensino, bem como a sobreposição dos conteúdos, que são: Custeio por Absorção, evidenciado em 80% dos cursos, com sobreposição em 28 planos de ensino; seguido de Custeio Baseado em Atividades evidenciado em 77,3% dos cursos e sobreposição de 24. Identifica-se, também, que não há diferenças expressivas entre as regiões do Brasil e nem entre as Universidades e os Centros Universitários e Faculdades. Além disso, os resultados apontam que a referência básica mais evidenciada é o livro Contabilidade de Custos, de Eliseu Martins, presente em 93,1% dos cursos e a referência complementar mais evidenciada é o livro Contabilidade de Custos: uma abordagem gerencial, de Horngren, Foster e Datar, citada em 37,5% dos cursos. Outra constatação é a diversidade de referências utilizadas nos cursos de Ciências Contábeis, que são 251, consideradas as básicas e complementares. De modo geral, os resultados de custos evidenciados nos planos de ensino têm abordagem mais tradicional. Por outro lado, conteúdos sobre custos na prestação de serviços são pouco evidenciados, mesmo sendo esta uma atividade em expansão no mundo, o que pode levar a questionamentos que podem ser objetos de outras pesquisas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2013
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101094
Date: 2013-06-26


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