O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Luz Filho, Silvio Serafim da pt_BR
dc.contributor.author Amorim, João Schorne de pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-26T00:36:12Z
dc.date.available 2013-06-26T00:36:12Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 312814 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100994
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract As tecnologias da informação e comunicação deram um novo patamar aos processos da educação a distância. As várias possibilidades de aplicação dessas ferramentas, valendo-se dos ambientes virtuais de aprendizagem, requerem cada vez mais que o corpo discente esteja preparado para utilizá-las visando a eficácia no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, como Dissertação de Mestrado, discorre sobre o perfil dos alunos do Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar de Santa Catarina, no ano de 2012, e sua relação com o universo digital. Foi aplicado um questionário fechado para uma população de 525 alunos, restando 424 questionários válidos. Os dados, caracterizados como números absolutos e percentuais, foram analisados estatisticamente de forma univariada e bivariada. Como resultado, a pesquisa demonstra a relação dos alunos com a inclusão digital, tão necessária para as atividades na modalidade da educação a distância. Ao final, a pesquisa apresenta sugestões para que a Polícia Militar de Santa Catarina melhore seus processos produtivos referentes a futuros cursos que empreguem essa modalidade de ensino.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Information technology and communication have processes to a new level of distance education. The various possibilities of application of these tools, taking advantage of virtual learning environments, increasingly require that the student body is prepared to use them effectively in order to teaching-learning process. This research, as Dissertation, discusses the profile of the students of the Training Course Cable Military Police of Santa Catarina, in the year 2012, and its relationship with the digital universe. A questionnaire was closed for a population of 525 students, resulting in a sample of 424 students (80% of the population). The data, characterized as absolute numbers and percentages, were analyzed statistically using univariate and bivariate. As a result, the research demonstrates the relationship of students with digital inclusion, as required for activities in the form of distance education. At the end, the research provides suggestions for the Military Police of Santa Catarina improve their production processes regarding future courses that employ this type of education. en
dc.format.extent 207 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Inclusão digital pt_BR
dc.subject.classification Policiais pt_BR
dc.title O perfil do aluno na educação a distância: um estudo sobre a inclusão digital na Polícia Militar de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Alves, João Bosco da Mota pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
312814.pdf 3.795Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar