O que pensam os jovens: seu sistema de valores em perspectiva

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O que pensam os jovens: seu sistema de valores em perspectiva

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Título: O que pensam os jovens: seu sistema de valores em perspectiva
Autor: Salvadori, Lizandra Vaz
Resumo: O presente trabalho teve como preocupação conhecer o sistema de valores dos jovens em conflito com a lei a partir de suas narrativas. Este estudo buscou construir um modelo interpretativo atento às múltiplas dimensões da experiência destes sujeitos, observando qual o sentido dado por eles a valores universais como liberdade, solidariedade, igualdade e justiça; assim como também no âmbito das relações cotidianas, em espaços como a escola, a família e o trabalho. Pretendeu-se refletir sobre como esses jovens se identificam enquanto sujeitos de direitos e se seus horizontes éticos valorativos permitem alguma forma de protagonismo político. Como recurso metodológico, utilizamos a pesquisa empírica de natureza qualitativa, tendo como referência as análises das entrevistas com nove jovens que cumprem medida de semiliberdade. Por motivo de segurança, seus nomes, bem como o da instituição, permanecerão em sigilo. Essa pesquisa preocupou-se em dar centralidade aos relatos dos jovens, priorizando suas experiências de vida. Com relação à análise da pesquisa, optou-se por dividir em três eixos; o primeiro sobre a categoria de juventude e os dilemas que acompanham essa etapa da vida; o segundo sobre a concepção dos jovens em relação aos valores universais e o terceiro sobre suas relações cotidianas. Nesse último, analisa-se também o envolvimento deles em questões coletivas, problematizando seu lugar político na sociedade. A partir dessa investigação pretende-se contribuir para um maior debate sobre o tema juventude, na busca pela superação de preconceitos relacionados à juventude em conflito com a lei, acreditando que o/a profissional de serviço social, assim como profissionais de áreas afins, ainda tem muito para apoiar para essa transformação.This work was concerned to know the value system of youth in conflict with the law from their narratives. This study aimed to construct an interpretive model tuned to the multiple dimensions of the experience of these subjects, noting that the meaning given to them by universal values like freedom, solidarity, equality and justice, as well as in relations everyday spaces such as schools, family and work. It was intended to reflect on how these youth identify themselves as subjects of rights and their ethical horizons evaluative allow some form of political leadership. As a methodological resource, we use the empirical research of a qualitative nature, with reference to the analysis of interviews with nine young people who meet semiliberty measure. For security reasons, their names, and the institution will remain confidential. This research was concerned to give centrality to the stories of young people, prioritizing their life experiences. Regarding the analysis of the research, it was decided to split into three axes: the first on the category of youth and the dilemmas that accompany this stage of life, the second on the design of young people in relation to universal values and the third on its relations everyday. In the latter analyzes also their involvement in collective issues, questioning its place in political society. From this research aims to contribute to a larger discussion on the theme of youth in pursuit of overcoming prejudices related to youth in conflict with the law, believing the / a social service professional, as well as professionals in related fields, yet has much in support to this transformation.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100795
Data: 2012


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