Relação conceitual entre identidade organizacional e competência essencial: implicações para gestão do conhecimento

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Relação conceitual entre identidade organizacional e competência essencial: implicações para gestão do conhecimento

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Título: Relação conceitual entre identidade organizacional e competência essencial: implicações para gestão do conhecimento
Autor: Bello, Janine da Silva Alves
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender a relação entre a identidade organizacional e a competência essencial. Origem, relações conceituais e metodologias de identificação dão suporte às análises e à construção de relações teóricas e às práticas de gestão. A identidade organizacional é um constructo coletivo, suscita a interação entre: (a) os níveis individuais e coletivos de análise, (b) a cognição do indivíduo sobre o que é a organização, resultante da relação dialética entre cognição coletiva compartilhada e (c) as cognições individuais socialmente construídas. Refere-se à pergunta "quem somos nós enquanto organização" (ALBERT; WHETTEN, 1985). A competência essencial é compreendida como uma capacidade especial da organização e distinguida se satisfizer três critérios: contribuir significativamente para o benefício de um cliente ou produto; ser competitivamente única e, como tal, deve ser difícil para os concorrentes imitar; e proporcionar o acesso potencial a uma ampla variedade de mercados (HAMEL E PRAHALAD, 1990). Este estudo teórico evidencia a relação entre identidade organizacional e competência essencial, mostrando que a identidade pode ser uma competência Essencial da organização, pode servir de apoio ou ameaça à construção de novas competências, é aguçada com os processos de mudança, tem implicações no processo de tomada de decisão, e, consequentemente sobre a Gestão do Conhecimento.This study is aimed at understanding the relationship between organizational identity and core competence. Origin, conception relationships and identification methodology give support to analyses, theoretical relationships and management practices. Organizational identity is a collective construct that leads to: (a) interaction between individual and collective levels, (b) the individual perception about what the organization is, which results from the dialetic relationship between collective shared knowledge and (c) personal knowledge socially acquired. Organizational identity refers to the question #who we are as an organization# (ALBERT; WHETTEN, 1985). Core competence is understood as a special organization ability that is characterized by tree criteria: to contribute significantly to a costumer or product benefict; to be unique so that it can hardly be imitated by its competing companies and to potentially permit the access to a large variety of markets (HAMEL E PRAHALAD, 1990). This theoretic study is focused on the relationship between the Organizational Identity and the Core Competence and shows that the Identity can be a Core Competence of an organization, can support or be a drawback to new competences development, increases during changing processes, play an important role in the decision making processes and, as a matter of fact, in Knowledge Management.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100587
Data: 2012


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