Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física

DSpace Repository

A- A A+

Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física

Show full item record

Title: Uso da plataforma Moodle como ferramenta de apoio para a criação de uma monitoria virtual de física
Author: Comicioli, Liliane de Bitencourt
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma monitoria virtual no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que permita ao professor de Física “C” da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, trabalhar de forma conjunta com seus monitores. Elaborou-se uma proposta de ações a serem realizadas em parceria com o professor e a monitora da disciplina, a fim de minimizar os índices de reprovação ou evasão dos alunos da disciplina de Física C decorrentes da falta de conhecimento de conteúdos. Para tanto, a pesquisa explora sobre a educação a distância, o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, ambiente virtual de aprendizagem, bem como levanta aspectos gerais sobre o Moodle. A proposta foi aplicada no semestre de 2012/2, com uma turma de 56 alunos dos cursos de engenharia de energia e engenharia da computação. Nesta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa. A técnica utilizada para coleta de dados foi a aplicação de questionários disponibilizados uma parte no Moodle do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e outra parte encaminhados por email. Por fim, os resultados da pesquisa demonstraram que a criação de uma Monitoria Virtual como apoio ao estudo complementar a disciplina de Física C, apresentou algumas dificuldades na sua aplicação, pelo fato de ter sido implementada parcialmente ao longo do semestre, devido a greve dos docentes e servidores, muitos alunos não acreditaram na proposta e não freqüentaram a monitoria virtual.This work has as main objective the creation of a virtual tutoring in the environment Moodle virtual learning, enabling the Professor of Physics "C" of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, working jointly with their monitors. We developed a proposal for actions to be undertaken in partnership with the teacher monitors and discipline in order to minimize failure rates and dropout of students of Physics C due to lack of content knowledge. Therefore, the research explores on distance education, the use of information and communication technologies in education, virtual learning environment, and raises general issues about Moodle. The proposal was applied in the first half of 2012/2, with a class of 56 students of power engineering and computer engineering. This research adopted a qualitative approach. The technique used for data collection was the use of questionnaires available in Moodle part of the Laboratory for Remote Experimentation (RExLab) and elsewhere forwarded by email. Finally, the results of the research showed that the creation of a Virtual Monitoring and support further study the discipline of Physics C, presented some difficulties in its implementation, because it has been partially implemented during the semester due to teachers' strike and servers, many students did not believe in the proposal and did not attend virtual tutoring.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99669
Date: 2013-02-27


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC versão final 12_03_Liliane.pdf 3.006Mb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar