A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física

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A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física

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Título: A Construção e utilização de materiais curriculares como estratégia de formação de professores de educação física
Autor: Rotelli, Paula Pereira
Resumo: Neste estudo, através de uma investigação etnográfica, procurei desvendar no cotidiano da prática pedagógica de professores de Educação Física, os saberes/fazeres envolvidos no processo de utilização e construção de Materiais Curriculares (MC´s), propondo-os como uma estratégia de formação, numa perspectiva tanto crítica como criativa, uma formação em serviço. Desta maneira, este estudo teve por objetivo descrever e analisar criticamente o processo de construção e utilização de MC´s na prática pedagógica de professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada no interior de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, com a observação da prática pedagógica de três professores. A Escola foi situada em seus contextos macro e micro, contextualizando a Rede e seu processo de formação continuada, assim como a formação na Escola. Apresentamos os sujeitos que dão significado aos objetos e cenários, atores no papel de estudantes e professores, cuja reflexão ocorre por suas características pessoais e profissionais, essenciais à constituição de suas identidades. Para compreender os MC´s utilizados e construídos pelos professores como uma estratégia de formação, situamos o seu surgimento histórico, procedemos à sua conceituação, dialogamos sobre as classificações feitas sobre eles e verificamos o seu uso pelos professores. Nas observações deste estudo houve destaque para os Materiais Curriculares Impressos que, após serem conceituados, foram analisados nas práticas dos professores participantes do estudo, apresentando-se como uma estratégia de formação dialógica. Os resultados deste estudo apontaram para a necessidade de um diálogo entre os docentes, sobre sua prática e saberes, assim como a necessidade de um espaço próprio dentro da Escola que formalize encontros que devem configurar-se num processo de diálogo que oportunize um planejamento coletivo. A reflexão sobre o uso e disponibilidade de MC´s, inclusive materiais construídos pelos professores, podem contribuir para a formação docente em serviço. Formação em que é necessário entrar em contato, sentir o outro, num diálogo que seja possível partir de uma prática real, rumo à construção de uma prática ideal, consciente e politicamente comprometida com uma Educação de qualidade para todos os atores envolvidos neste processo.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99453
Data: 2013-03-04


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