Abstract:
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Esta tese aborda a poesia e a performance na infância, tendo como fundamento as ideias de Paul Zumthor, com o objetivo de oferecer à criança a oportunidade de (re)criar e se envolver na linguagem poética. Como tratar a poesia na infância? Essa dúvida dos professores de educação infantil, aliada à minha certeza de que algo teria que ser elaborado no campo de pesquisa, deu origem a este trabalho. O público-alvo de sua realização foi o da educação infantil, mais especificamente o de duas creches privadas, conveniadas da Rede Pública Municipal de Florianópolis. Ao me aproximar do campo de pesquisa surgiram questões como: é possível ensinar a criança da primeira infância a criar, através da poesia, em performance? Quais os caminhos possíveis para desenvolverem-se projetos artístico-pedagógicos que levem as crianças a estabelecerem novos modos de ver, de criar, de relacionar-se com a poesia? A abordagem das atividades lúdicas com o poema, sugerem diversos modos de apresentar a poesia à criança e demonstram como desencadear um processo criador de performance. O trabalho está organizado em quatro capítulos: o I aborda os processos de criação, interação e desafios da pesquisa; o II identifica o corpo como expressão performática nas artes plásticas, no teatro, na dança, no cinema, no cotidiano e nas oralidades; no III, discute-se como os animais têm sido representados ficcionalmente na literatura para a infância; e o IV propõe a aproximação entre infância e poesia, de forma contextualizada |