Sistematização da implementação de tecnologia assistiva para o contexto educacional

DSpace Repository

A- A A+

Sistematização da implementação de tecnologia assistiva para o contexto educacional

Show full item record

Title: Sistematização da implementação de tecnologia assistiva para o contexto educacional
Author: Nickel, Elton Moura
Abstract: Esta tese insere-se no contexto da gestão educacional, com o objetivo de desenvolver uma sistematização para gerir a implementação de Tecnologia Assistiva (TA) direcionada à demanda de alunos com deficiência matriculados na rede regular de ensino no Brasil. Para a elaboração da sistematização, o método utilizado durante a pesquisa foi o estudo de caso, sendo esse aplicado junto à rede municipal de educação de cidade de Florianópolis. Após a realização de levantamento bibliográfico relacionado às áreas correlatas do estudo, fez-se uso de entrevistas semiestruturadas junto às pessoas envolvidas no contexto de uso da TA, valendo-se dos questionários como principal instrumento de pesquisa. A partir do conhecimento da modelagem de processos e da compreensão acerca dos diferentes pontos de vista relacionados à implementação de TA na realidade estudada, pôde-se gerar uma lista de requisitos para a elaboração de uma nova sistemática de gestão. O resultado foi o desenvolvimento da SITA (Sistematização da Implementação de Tecnologia Assistiva), descrita através de fases, atividades, tarefas e recursos de apoio necessários para guiar o trabalho de gestores da área da educação e cuidadores de educandos com deficiência. Concluiu-se que apenas com a integração de todos os componentes previstos na SITA é que um projeto de inclusão educacional, pautado no desenvolvimento de TA, poderá ser bem sucedido.This thesis fits into the context of educational administration, with the goal of developing systematization to manage the implementation of Assistive Technology (AT) directed to the demand of students with disabilities enrolled in regular educational network in Brazil. For the systematization development, the method used during the survey was the case study, this being implemented in Florianopolis city municipal educational network. After performing a literature review connected to the related fields of study, use has been made of semi-structured interviews with people involved in the context of use of AT, with questionnaires as the main research instrument. From the knowledge of process modeling and understanding of different points of view related to the implementation of AT actually studied, we could generate a list of requirements for developing a new system of management. The result was the development of SATI (Systematization for Assistive Technology Implementation), described by stages, activities, tasks and support resources needed to guide the work of managers in the field of education and caregivers of students with disabilities. It was concluded that, only with the integration of all components contained in SATI, a project of educational inclusion based on the development of AT may be successful.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99343
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
305533.pdf 2.207Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar