Abstract:
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O objetivo deste artigo é analisar a contribuição das solenidades públicas de colação de grau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em nível de graduação, resgatadas a partir de 2004, com vistas à organização, desenvolvimento e fortalecimento do espaço público na universidade. As formaturas da Instituição até o fim da década de 80 apresentavam o caráter público e democrático. A partir da década de 90 foram privatizadas e no ano de 2004, foi resgatado seu caráter público. A devolução da formatura pública para a comunidade garantiu a participação na solenidade, dos formandos em igualdade de condições e sem custos para o estudante. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível observar fortes evidências de que a formatura pública da UFSC é envolvida por relações de grandes dimensões e que refletem diretamente no seu caráter público, democrático e isonômico. Assim, ela se constitui em um processo que se apresenta em constante movimento, contribuindo assim para a organização ou para a desorganização do espaço público. A Universidade é uma instituição complexa caracterizada pela diversidade da sua comunidade interna e externa. Aliado a isso, as relações de poder que se manifestam no seu fazer diário, fazem com que a sustentação do espaço público demande muito esforço, vontade política, ousadia e compromisso institucional. |