Abstract:
|
O presente estudo tem como objetivo descrever as ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Gestão Política Pedagógica: Diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. Para realizar esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos escritos que abordam sobre o assunto e também sobre o grupo em destaque. Tal estudo visa, além de relatar este PET, mostrar como o mesmo contribui para o aproveitamento acadêmico do aluno participante, de forma que possa diminuir a evasão escolar dos estudantes oriundos de escolas públicas, e, portanto, aqueles mais vulneráveis. Ao decorrer deste trabalho, será mostrado como se deu a origem dos PET’s Conexões de Saberes e qual a filosofia do mesmo, já que é um programa direcionado aos estudantes de origem popular. Como forma de justificar a existência do referido, será dado destaque às políticas de Ações Afirmativas, isso pelo motivo de ser uma iniciativa que ajuda financeiramente esses estudantes durante sua graduação. Enfim, mostrar como o grupo contribui para a formação integral desse público. |