Abstract:
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Este estudo buscou analisar de que forma se configura o atendimento humanizado através da influencia da liderança democrática na seção de Lactário do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse processo pode ser considerado transformação de conhecimento pessoal em corporativo compartilhado, numa gestão de conhecimento para o avanço no processo de estrutura da visão institucional. Especificamente o trabalho obedeceu à ordem seguinte: identificação da instituição, identificação das competências da liderança democrática, contextualização do atendimento humanizado em hospitais e a influência da liderança democrática no processo para atendimento humanizado na seção de Lactário. Considerando os objetivos propostos, a abordagem desta pesquisa é qualitativa do tipo participante com enfoque descritivo. Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e de observação. As conclusões permitem constatar que o atendimento humanizado está relacionado a uma liderança democrática, na passagem de plantão e nas diversas situações que surgem para atender a demanda. Por fim, torna-se evidente que uma liderança democrática, num modelo holístico, influencia para a troca e socialização das informações, fator motivacional e que gera conhecimento, desenvolve efetivo atendimento e, consequentemente, torna o atendimento à demanda mais humanizado. |