Abstract:
|
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre o papel do servidor técnico-administrativo em Educação no exercício da função de secretária(o) numa Instituição de Ensino Superior e sua atuação como agente transformador do conhecimento nas universidades brasileiras e fazer uma comparação deste perfil com o de Secretário Executivo enquanto profissão regulamentada. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema, a fim de verificar a importância da profissão de Secretário Executivo atualmente nos órgãos públicos e empresas privadas, as atribuições, papel e atuação nas universidades, em decorrência das mudanças na área de gestão universitária nos últimos anos. A população estudada foram aqueles que exercem a função de secretário(a) em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Universidades. Desta forma, por meio da abordagem bibliográfica e documental foi possível analisar suas atribuições e atividades em Secretárias de Pós-Graduação e mostrar o diferencial existente entre o perfil das secretária(os) no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior e o profissional de Secretariado de empresas privadas, tendo como base de atuação como agente transformador do conhecimento, o caso concreto do CONSUB – Congresso das Secretárias das Universidades Brasileiras. |