Abstract:
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O presente artigo aborda a necessidade de inclusão do tema sustentabilidade nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração. O estudo está baseado numa pesquisa teórico-empírica, de natureza qualitativa e amostra não-probabilística do tipo intencional. Para tanto, foram analisados os currículos dos cursos de graduação e pós-graduação das principais Instituições de Ensino Superior do município de Florianópolis. A análise permite afirmar que dentre os cursos pesquisados, o de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina contempla disciplinas sócio-ambientais em seu currículo. Todavia, as disciplinas são apresentadas de forma isolada não atendendo, assim, aos princípios da interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, ou ainda, da transdisciplinaridade. Diante do desafio das transformações locais, nacionais e internacionais, na busca da sustentabilidade ambiental, igualdade e justiça social, e por se entender que o atual modelo de desenvolvimento da economia assinala para um antagonismo entre meio ambiente e crescimento econômico, aponta-se a importância de se repensar os currículos dos cursos de Administração como um primeiro passo no sentido de preparar os profissionais com um perfil de “líder sustentável”, ou seja, de indivíduos comprometidos com o desenvolvimento sustentável. |