Abstract:
|
Em uma realidade onde a globalização estimula processos de internacionalização que por sua vez influenciam as organizações econômicas e sociais, cabe as universidades estimularem e desenvolverem profissionais qualificados, com uma visão pluralizada e multicultural, para atuarem com êxito no mercado profissional. O presente artigo tem como objetivo verificar no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de que forma são percebidos as contribuições do processo de internacionalização na formação de seus acadêmicos, um fator diferencial e atrativo para o profissional que ingressa no mercado de trabalho. Para isso foi desenvolvido um levantamento bibliográfico de temas pertinentes ao assunto e um estudo de caso, através de uma pesquisa descritiva e conclusiva, onde foram aplicados questionários com os acadêmicos das fases finais do curso para verificar os objetivos segundo as dimensões de análise: disciplinas e atividades extracurriculares que abordem o âmbito internacional, intercâmbios e idiomas. A posterior análise demonstrou que o processo de internacionalização está em andamento no curso, mas em sua fase inicial, porém ainda falta o estabelecimento de políticas integradas e definitivas que gerem estímulos em substituição das atitudes isoladas e pouco divulgadas que se tomam no presente momento. A influência da globalização nas organizações, a internacionalização como estratégia de expansão, sua aplicação no contexto empresarial e no contexto universitário, sua importância na formação dos administradores para a compreensão da realidade internacional e o modo que o acadêmico do Curso de Administração percebe todo esse processo é o foco do desenvolvimento deste estudo. |