Abstract:
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O artigo aborda a temática da interação universidade e sociedade na ótica de “saber, saber fazer e fazer saber” de uma equipe de trabalho da universidade. Desenvolveu-se com base teórica multidisciplinar, dando enfoque à gestão, às estratégias e a aprendizagem. Com o objetivo de identificar e descrever as competências e atitudes da equipe de trabalho da universidade que operacionaliza o Programa Redes de Cooperação (PRC), bem como uma reflexão de suas estratégias de implementação da metodologia específica, na região de abrangência da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - Unijuí. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo empírico que culminou com a análise das informações sistematizadas. Evidenciou que as Redes de Cooperação como uma estratégia de desenvolvimento, na perspectiva das competências e atitudes da equipe de trabalho do PRC na Unijuí, demanda a integração da metodologia e das pessoas neste processo, como elementos intrínsecos capazes de promover a aprendizagem. Além do que, demonstrou que as políticas públicas integradas à extensão das universidades e alinhadas à verdadeira missão empresarial têm a capacidade de viabilizar o processo de desenvolvimento da sociedade na qual se insere. |