Abstract:
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No atual cenário econômico, um dos problemas básicos que se tem discutido refere-se à ação educacional da universidade em relação ao processo de desenvolvimento nacional. A universidade brasileira vem sofrendo nos últimos anos uma série de transformações relacionadas com as mudanças ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases-LDB/1996. A LDB aliada aos incentivos realizados pelo Governo Federal acarretou no crescimento exponencial da pesquisa acadêmica. Atualmente o Brasil é visto como o país que mais produz pesquisa científica na América Latina. O problema é que houve apenas um crescimento quantitativo, e não qualitativo das publicações. Na tentativa de reverter essa situação, houve transformações nas políticas governamentais de apoio à pesquisa. Não é mais suficiente realizar ensino e pesquisa de mérito reconhecido para continuar recebendo recursos estatais, também se faz necessário contribuir para o desenvolvimento econômico regional. A diminuição do orçamento destinado à pesquisa acarretou na busca de alternativas para o financiamento de tais atividades. Com o objetivo de melhor compreender a interferência do professor-gestor no estabelecimento da relação Universidade-Sociedade bem sucedida, buscou-se conhecer as características comportamentais dos professores gestores/ “professores-empreendedores”, envolvidos com os projetos de extensão da FURB, através da replicação do instrumento de coleta de dados desenvolvido por McClelland (1972). Como resultado observou-se que algumas características comportamentais são mais marcantes entre os professores que se envolvem com projetos de extensão de abrangência internacional. As características são: busca por informações, busca por oportunidades/iniciativa e principalmente a persistência, características essas menos percebidas entre os demais. |