Abstract:
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As transformações, advindas da mudança da sociedade industrial para uma sociedade de informação e conhecimento, estão mudando paradigmas, conceitos e formas de gestão das organizações, inclusive as do setor público. Por conta disso, muito se tem falado sobre a sociedade e a economia do conhecimento, na qual os tradicionais fatores de produção - a terra, o capital e o trabalho - deixam de ser o principal gerador de riqueza, sendo substituídos pelo conhecimento. Todavia, as organizações públicas brasileiras parecem não acompanhar essas transformações. As universidades federais, por exemplo, não conseguem atender aos anseios da sociedade, e por isso são vistas como rígidas e ineficientes. Uma exigência da sociedade em relação às organizações públicas consiste no controle eficaz da aplicação dos recursos orçamentários. Diante desse contexto, o presente artigo teve o objetivo de identificar as ferramentas existentes em uma universidade federal que permitiriam desenvolver práticas e técnicas de aquisição do conhecimento capazes de contribuir para um melhor controle administrativo nessa organização. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que a organização pesquisada poderia implantar ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento de práticas e técnicas e aquisição do conhecimento, capazes de facilitar o controle administrativo de seus setores. |