Abstract:
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A extensão universitária vem consolidando-se, principalmente nas últimas décadas, como um espaço de aprendizagem reconhecido institucionalmente, muitas vezes suprindo lacunas que caberiam ao Estado sanar e por vezes atuando como executora da síntese fazer/saber popular. Sendo uma via de mão dupla a extensão assegura à comunidade acadêmica a relação transformadora entre sociedade e universidade, a práxis do saber acadêmico. Neste sentido, este artigo busca exemplificar a intervenção do saber acadêmico junto à comunidade do município de Assu, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Considerando os riscos envolvidos e o tipo de utilização do imóvel em estudo, uma igreja centenária, recomendou-se que a igreja fosse imediatamente interditada e todas as atividades que nela se realizam sejam suspensas até que a estrutura fosse totalmente refeita. A metodologia considerou visitas in loco, coleta de depoimentos, identificação de patologias, que resultaram em um laudo técnico. Tal ação emergencial não evitou o desabamento do teto da igreja, mas evitou que as perdas de vidas nesta pequena comunidade do interior do Estado. |