Abstract:
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Um dos papeis relevantes que a tecnologia da informação (TI) exerce na gestão do conhecimento é ampliar o alcance e intensificar a velocidade de transferência da informação e do conhecimento. Porém, vale mencionar que a TI fornece apenas a infra-estrutura necessária à gestão do conhecimento. Em outras palavras, visa oferecer suporte as atividades de geração, codificação ou transferência do conhecimento. O intuito é disponibilizar o conhecimento para todas as pessoas na organização. Nesse sentido, o presente artigo visa discutir como a tecnologia da informação no ambiente universitário pode contribuir para a gestão do conhecimento. Diversas tecnologias têm sido utilizadas para auxiliar a gestão do conhecimento no contexto organizacional, entre elas destacam-se: internet, intranet, extranet, workflow, groupware, gerenciamento eletrônico de documentos, mapas do conhecimento, data mining, data warehousing, entre outras. A esse respeito, sabe-se que esse novo contexto está exigindo das Instituições de Ensino Superior (IES) uma maior responsabilidade no gerenciamento da informação e do conhecimento. Nesse sentido, entende-se que os dirigentes universitários precisam dispor de uma gestão do conhecimento a fim de detectar oportunidades de interação com a sociedade, bem como obter o aumento da vantagem competitiva. Para dar subsídios a essa discussão, optou-se por um artigo de revisão, isto é, será realizada uma pesquisa bibliográfica envolvendo diversos autores. |