Abstract:
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Apesar das atividades operacionais do ser humano estarem sendo executadas por máquinas, existe, entretanto, uma capacidade essencial às organizações, que com certeza muito tempo levará para que as máquinas a substitua, a criatividade. Neste sentido, visualizando que as organizações são formadas por processos, sistemas, pessoas e tecnologias, existe a necessidade de investigar a criatividade e suas implicações no resultado como diferencial nas organizações. Abordamos nesse artigo, o processo de mudança vivenciado atualmente nas organizações de Ensino Superior onde a demanda não se resume apenas ao seu patrimônio físico,capitais financeiros, tecnológicos etc. Mas também, nas habilidades que permitam o desenvolvimento da criatividade, na capacidade intelectual das pessoas que nela atuam. É justamente no cérebro das pessoas que está a riqueza das organizações e a vantagem competitiva está no conhecimento. As organizações, portanto, precisam conhecer os fatores que influenciam a criatividade, proporcionando condições para o seu desenvolvimento, garantindo assim, vantagens competitivas. Atualmente, ainda não se pode considerar que exista uma compreensão total do processo criativo, ou resumir a criatividade a um simples conceito, pois a mesma manifesta-se de maneiras diferentes, motivo pelo qual, ainda hoje, gera controvérsias. A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias. |