Abstract:
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O propósito principal deste artigo é apresentar e discutir algumas idéias e estratégias relacionadas à criação e implantação de uma proposta de avaliação institucional. Estudos sobre avaliação institucional têm mostrado a sua importância e relevância para o estabelecimento de objetivos e ações que visem à implementação de uma educação de qualidade. A avaliação institucional não se trata de uma modalidade de avaliação, mas da construção de um processo pedagógico para se observar o desenvolvimento da instituição, tendo seu olhar no Projeto Institucional que a instituição aspira construir, considerando o que tem e aonde quer chegar. O texto aborda de forma breve os aspectos legais que determinam e regulamentam a implantação da avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior. No sentido de incrementar o debate e contribuir com possíveis explicações em torno do tema, são apresentados os fundamentos teórico-metodológicos de um programa de avaliação institucional em andamento, com o objetivo de demonstrar o seu processo de implantação e execução, assinalando os desafios, resistências e dificuldades, e, ainda, de delinear os avanços e as contribuições trazidas por este programa para o crescimento institucional. |